07/11/2017

Coren-PE apresenta festas pernambucanas na abertura do 20° CBCENF

O 20° CBCENF acontece até o próximo dia 10, no Rio de Janeiro

Na noite da última segunda-feira (06), os conselheiros do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) marcaram presença na abertura do 20° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).  A união da Enfermagem contra a tentativa de restringir a atuação dos enfermeiros no Sistema Único de Saúde foi destaque na noite de abertura. O evento acontece até a próxima sexta-feira (10), no RioCentro, no Rio de Janeiro.

Ao som de ritmos locais, a tradicional entrada das delegações dos Conselhos Regionais de Enfermagem eletrizou os congressistas. A delegação pernambucana deu um show à parte levando as festas tradicionais de Pernambuco para o palco. Caracterizados de matutos, os conselheiros do Coren-PE  apresentaram ao público todos os componentes de uma quadrilha junina e dançaram com muita descontração ao som do Frevo, evocando o Carnaval.

Com mais de 8.500 inscritos, incluindo 1.500 estrangeiros, o congresso consolida-se no cenário latino-americano. A presidente do Conselho Internacional de Enfermagem, Annette Kennedy, parabenizou o Cofen pelas iniciativas de qualificação, destacando o programa de financiamento de mestrado profissional vai atender 500 enfermeiros em quatro anos.

O 20º CBCENF prossegue até sexta-feira (10/6), e os participantes podem se preparar para intensa agenda, incluindo palestras, mesas redondas, lançamento de livros, apresentações de experiências existosas, e-posters e comunicação coordenada. O congresso recebe, ainda, encontros nacionais e internacionais de Enfermagem.