04/08/2017

Coren-PE interdita eticamente 11 instituições no sertão pernambucano

São mais de 30 interdições éticas realizadas apenas em 2017.

Serra Talhada, Calumbí, Flores, Carnaíba, Quixaba, Santa Cruz da baixa verde, Afogados da Ingazeira. São sete municípios visitados e onze instituições que sofreram interdição ética aplicada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE) durante os dias 02, 03 e 04 de agosto. Na ocasião, a presidente Dra. Marcleide Cavalcanti esteve presente juntamente com o procurador do Conselho Dr. Bruno Becker e a coordenadora adjunta de fiscalização Dra. Ivana Andrade. Com a interdição ética as unidades permanecem abertas, mas os profissionais de enfermagem  ficam proibidos de realizar qualquer tipo de atendimento.

A fiscalização do Coren-PE identificou em suas últimas visitas às instituições irregularidades no atendimento à população, o que resultou na interdição ética dos profissionais de enfermagem.  Em todas as unidades foi verificada a ausência de enfermeiros e, consequentemente, de supervisão dos técnicos de enfermagem atuando nas unidades.

A presidente do Conselho ressaltou que apesar da resistência de alguns hospitais em relação a interdição ética, todas elas foram cumpridas. “Foram dias de luta, mas enfermagem é isso mesmo. Uma luta a cada dia”, afirmou a presidente Dra. Marcleide Cavalcanti.

Segundo a enfermeira e coordenadora adjunta do departamento de fiscalização do Coren-PE, Ivana Andrade, a decisão de paralisar o funcionamento destas onze unidades foi tomada após constatação da situação nas unidades. “Muitos desses hospitais e unidades de saúde vinham sendo notificados desde 2012, mas nenhuma providência era tomada. A ausência de enfermeiros é grave, e por isso foi preciso realizar a interdição ética dos profissionais de enfermagem destas unidades”, explicou a coordenadora Dra. Ivana Andrade.

“É preciso deixar claro que esta ação do Coren-PE em interditar eticamente os profissionais de enfermagem visa não apenas garantir uma assistência à saúde adequada para a população do sertão pernambucano, mas também preservar o auxiliar e técnico de enfermagem de situações de imperícia. Devido à ausência de enfermeiros, muitos técnicos e auxiliares são sobrecarregados, mais que isso, são colocados em situações de atendimento que não são de sua competência. O respeito pela enfermagem deve começar por ela própria, reconhecendo o seu valor e exigindo respeito. É como eu costumo dizer, parafraseando Euclides da Cunha que muito bem escrevia sobre o sertanejo, ‘o enfermeiro é antes de tudo um forte’”, finalizou a presidente Dra. Marcleide Cavalcanti.

O Coren-PE ressalta que algumas destas Unidades já procuraram o Conselho para se adequar ao que foi exigido. Merece destaque especial, o município de Carnaíba, que teve toda a documentação referente ao Hospital Dr. José Dantas Filho entregue ainda no dia (03/08), sendo desinterditado já na manhã desta sexta-feira (04/08). A presidente Dra. Marcleide Cavalcanti pontuou que “é com satisfação que voltamos a Carnaíba um dia após a interdição para desinterditar o Hospital. Nosso objetivo não é punir ninguém, mas oferecer uma boa assistência a população, garantir o cumprimento da legislação de enfermagem e, principalmente, valorizar o profissional de enfermagem no exercício da profissão”.

Unidades – As unidades interditadas foram: Hospital São Vicente, Hospital São Francisco, Casa de Saúde e Maternidade Clotilde Souto Maior, HospitalSanta Marta (Serra Talhada), Hospital Genésio Francisco Xavier (Flores), Unidade de saúde Silvino Cordeiro de Siqueira (Calumbí), Centro Hospitalar Dr. José Evóide de Moura e a Eco Clínica (Afogados da Ingazeira), Centro Médico Maria Alves dos Santos (Quixaba) e Hospital Dr. José Dantas Filho (Carnaíba), Unidade de Saúde São. Francisco (Santa Cruz da Baixa Verde).

Retrospectiva – Com a interdição no município de Santa Cruz da Baixa Verde, o Coren-PE atinge a marca de 34 interdições éticas realizadas, apenas em 2017. Com a intensificação das fiscalizações iniciadas, em todo Estado, em março de 2016,  foi possível que o Conselho pudesse agir de forma mais eficaz, obtendo resultados expressivos para a categoria. Até agora foram interditados eticamente 10 PSF’s em Orobó, a Unidade Mista em Salgadinho, as unidades de saúde de São Vicente Férrer e Ferreiros, o Centro de Saúde de Tacaimbó, o Hospital Santa Genoveva (Piedade), o Samu  e a Policlínica Willian Nascimento da Silva, de Olinda, a Clínica Nossa Senhora do Carmo e a Policlínica de Ouro Preto, o Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres, Hospital das Clínicas em Carpina, e as unidades acima mencionadas.