16/08/2017

Coren-PE promove o I Encontro Pernambucano de Enfermagem em Urgência e Emergência

O evento discutiu questões éticas e legais da atuação da enfermagem nos cenários de urgência e emergência

Nesta terça-feira (15/08), o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) promoveu o I Encontro Pernambucano de Enfermagem em Urgência e Emergência. Estiveram presentes no evento a presidente Dra. Marcleide Cavalcanti, a tesoureira Dra. Luciana Aguiar, a conselheira Morgana Vilar, a coordenadora de fiscalização Dra. Fernanda Cerqueira, a coordenadora adjunta de fiscalização Dra. Ivana Andrade, e os enfermeiros fiscais Dra. Ana Célia Marinho e o Dr. Gilmar Júnior.

A presidente do Coren-PE Dra. Marcleide Cavalcanti aproveitou a cerimônia de abertura do evento e ressaltou a importância da constante atualização profissional e da necessidade de em enfermagem empoderada. “Nós, enquanto Conselho, estamos buscando permanentemente ampliar espaços para que os profissionais de enfermagem possam expandir seus conhecimentos e atualizarem-se. Mais que isso, nosso anseio é formar uma categoria empoderada, que domina o que faz e exige a valorização do seu trabalho”, pontuou a presidente.

Após a cerimônia de abertura, o enfermeiro fiscal do Coren-PE Dr. Gilmar Júnior ministrou uma palestra sobre “Política Nacional de Urgências e Emergências e suas Interseções com a Legislação Profissional de Enfermagem” e que teve a Dra. Isabele Araújo (Diretora da Upa da Imbiribeira) como moderadora da mesa. Em seguida foi à vez da Dra. Cibele Silveira (Samu Recife) que abordou a questão das “Boas Práticas da Enfermagem no SAMU” e teve a Dra. Nara Araújo (DEAS – DS IV – Recife) mediando à mesa.

Durante a tarde, Dra. Mabel Ferraz (SAMU Recife) mediou a mesa que tratou sobre “Atualização em Classificação de Risco (Protocolo Manchester)” e que foi ministrada pela Dra. Fátima Barbosa (Hospital da Restauração). E, para finalizar o I Encontro Pernambucano de Enfermagem em Urgência e Emergência, Dra. Geane Chaves (IDE Cursos) mediou a mesa que trouxe Dr. Rodrigo Patriota (Hospital da Restauração) palestrando sobre as “Boas Práticas em Resgate Aeromédico”.

O evento foi criado no intuito de discutir as questões éticas e legais da atuação da enfermagem nos cenários de urgência e emergência.

Certificados – Os certificados serão digitais e enviados aos participantes através do e-mail informado no ato de inscrição.