17/02/2017

Coren-PE protocola pedido de impugnação do concurso de Sirinhaém

Edital prevê salários de R$500,00 para enfermagem.

IMG_4248 (1)No intuito de buscar a valorização do exercício profissional dos profissionais de enfermagem de Pernambuco, o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), através de sua presidente Dra. Marcleide Sá Cavalcanti, protocolou na manhã desta sexta-feira(17/02), recurso solicitando a impugnação do Edital de Processo Seletivo Simplificado nº001 PSS01/2017- Sirinhaém -PE no que se refere ao Anexo I – nº de vagas para os cargos do Concurso Público do Grupo I, no tocante ao salário base estipulado para o cargo de ENFERMEIRO no valor de R$ 500,00.

No documento, o Conselho questiona o anexo I do Edital do Concurso Público Nº 01/2017 que estabelece o salário base de R$ 500,00 para o Cargo de Enfermeiro (Nível Superior). Foi estipulada uma remuneração abaixo do salário mínimo para o profissional exercer atividades que exigem formação profissional e atribuições de extrema responsabilidade técnica que acabam por demonstrar a complexidade do cargo

É competência do Conselho adotar medidas para orientar, disciplinar, fiscalizar e supervisionar o exercício da profissão em sua área. “Vamos aguardar um posicionamento da Prefeitura diante do que foi exposto pela assessoria jurídica do Conselho de Enfermagem”, ressalta a presidente.

“O desafio do Coren-PE neste caso é o de defender o valor dos profissionais da enfermagem, uma vez que enfrentamos um contexto em que as profissões estão cada vez mais desvalorizadas, a exemplo deste concurso, que não oferece a remuneração mínima da profissão”, finaliza a presidente Marcleide Sá Cavalcanti.