15/05/2017

Coren-PE realiza Simpósio Pernambucano de Boas Práticas em comemoração a Semana da Enfermagem

Na ocasião a presidente destacou a luta pelo fortalecimento da enfermagem no Estado

“O Coren-PE, casa da enfermagem pernambucana, propôs dar início às festividades da categoria, nesta sexta, dia 12 de maio, dia do enfermeiro. Este Simpósio Pernambucano de Boas Práticas em Enfermagem foi idealizado para que pudesse contribuir com a atualização e aperfeiçoamento dos profissionais e estudantes, mas bém empoderar cada vez mais a Enfermagem do Estado”. Foi com essas palavras que a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco Dra. Marcleide Cavalcanti marcou a abertura do evento.

A presidente aproveitou a ocasião e destacou que a luta pelo fortalecimento da enfermagem no Estado tem sido enorme. “Temos combatido valentemente as ilegalidades que outrora tentamos resolver amigavelmente. Nunca na história do Coren-PE foram realizadas tantas intervenções éticas. E temos conseguido com elas, o respeito tão desejado pela categoria. Hoje, o Conselho entende que lutar pela Enfermagem é lutar pelo outro”, pontuou a Dra. Marcleide Cavalcanti.

O evento contou com a palestras de Boas práticas em Enfermagem Obstétrica, com a Dra. Tatiane Frank. A vice-presidente do Cofen Dra. Irene Ferreira falou sobre “o engajamento do Cofen no desenvolvimento da enfermagem forense no Brasil”. O enfermeiro Dr. Richards Caúla ( do Hospital Memorial Guararapes) ministrou palestra com o tema “Construindo profissionais de alta performance”. Já o Dr. João Antônio Antunes, Diretor geral do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães de Serra Talhada, falou sobre “A força dos técnicos de enfermagem nos serviços públicos de saúde”. E, por último, a enfermeira fiscal do Coren-PE Dra. Jackeline Santos falou sobre “Espiritualidade como cuidado essencial”, utilizando técnicas de psicodrama levantou reflexões importantes sobre a o papel atual da enfermagem.

Em sua palestra, a vice presidente do Cofen, Dra. Irene Ferreira destacou que estamos, agora, em um momento de reflexão da nossa profissão e do nosso país. Continuou afirmando que a enfermagem de Pernambuco “tem grande gestores a frente do Coren-PE. E a gestão da Dra. Marcleide veio para marcar e para mostrar para nós, do conselho federal, que o Coren-PE está na linha certa. Trago um abraço caloroso do plenário do Cofen e um abraço fraterno em nome do Dr. Manoel Neri. Quero parabenizar o Coren-PE pelo evento e espero que aqui sejam semeadas todas as possibilidades de reflexão para que nos possamos avançar nessa profissão, que sem ela nao há construção da enfermagem “.

“Agradeço a todos os palestrantes que aceitaram nosso convite, aos apoiadores, ao Cofen e a Comissão organizadora do Simpósio. Parabenizo a cada colega presente e aos que neste momento estão na luta diária. A Enfermagem é a razão de ser do Coren-PE. E vivemos tempos em que o Coren somos todos nós”, finalizou a presidente Dra. Marcleide Cavalcanti.


Fonte: Ascom Coren-PE