22/09/2017

Coren-PE realizou I Workshop de Comissões de Ética de Enfermagem

O evento reuniu componente das comissões de ética de instituições de todo o estado

Na manhã desta sexta-feira (22), O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realizou o I Workshop Coren-PE de Comissões de Ética de Enfermagem. O evento, organizado pelos membros da Comissão de Apoio aos Processos Éticos do Coren-PE (CAPE), a enfermeira fiscal Dra. Catarina Ugiette, o conselheiro Lucimauro Dantas e a coordenadora da CAPE, conselheira Morgana Vilar, teve como objetivo alinhar os procedimentos das comissões de ética institucionais e trocar experiências.  A presidente do Coren-PE, Dra. Marcleide Cavalcanti, a secretária do Coren-PE, Dra. Neide Silvério e o presidente do Coren-PB, Dr. Ronaldo Bezerra prestigiaram o evento.

A presidente do Coren-PE fez a abertura do evento agradecendo a presença e o esforço de cada participante do Workshop. “Eu sei que não é fácil para vocês saírem de seus trabalhos e virem aqui, mas nós ficamos muito contentes em saber que vocês fazem esse esforço para estarem mais próximos de nós nesse momento de troca de conhecimento para fazer uma Enfermagem ainda melhor”, disse Dra. Marcleide Cavalcanti.

O presidente do Coren-PB, Dr. Ronaldo Bezerra agradeceu o convite e falou da importância de eventos como o Workshop para a Enfermagem. “Momentos como este são ímpar. Eu parabenizo a Dra. Marcleide por realizar ocasiões como estas de trazer o profissional para perto agregando conhecimento e cada vez mais melhorando a estrutura do Coren-PE”, disse.

Após a abertura, as atividades tiveram inicio com a palestra da Dra. Gabriela Menezes, componente do Grupo de Trabalho das Comissões de Ética do Cofen, falando sobre “O Papel das Comissões de Ética de Enfermagem nas instituições de saúde”. Na sequência foi realizada a explanação da Dra. Geovanna Lustosa do IMIP, sobre “Comissão de Ética e Educação Continuada” e  do presidente da Comissão de Instrução de Processos Éticos do Coren-PE, Dr. Luciano Moura falando sobre as fases dos processos éticos.

A programação ainda contou com, relatos de experiências da comissão de ética do Hospital da Restauração, finalizando os trabalhos com a mesa redonda sobre as “Dificuldades do Processo Ético”, com a Dra. Aneb Holanda, da comissão de ética do Hospital Otávio de Freitas e a Dra. Rosa Régia do Hospital Regional do Agreste.


Fonte: Ascom Coren-PE