14/09/2016

RTs do Estado participaram de seminário do Coren-PE

O evento voltou a ser promovido após nove anos fora do calendário da Enfermagem

Coordenadores e responsáveis técnicos de todas as regiões de Pernambuco participaram, nesta terça-feira (13), do I Seminário de Responsáveis Técnicos de Enfermagem de Pernambuco, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE). O evento, que aconteceu no auditório do Best Western Manibu Hotel Recife, voltou a ser realizado depois de nove anos fora do calendário da enfermagem.

Com o objetivo de atualizar e capacitar coordenadores e responsáveis técnicos, o seminário trouxe palestrantes de renome que abordaram questões relacionadas à legislação, atuação, comportamento e motivação. A presidente do Coren-PE, Dra. Marcleide Cavalcanti compôs a mesa de abertura, juntamente com a coordenadora do evento, Dra. Fernanda Cerqueira, coordenadora da fiscalização do Coren-PE, Dra. Rita Chamma, ouvidora do Cofen representando o presidente, Dr. Manuel Nery, Dra. Maria da Penha, presidente da Aben-PE e Dr. Gilmar Junior, coordenador do IDE, representando todos os colaboradores.

Dra. Marcleide abriu os trabalhos dando as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância da presença de todos no evento. “A participação de vocês neste seminário contribui para a busca de uma assistência melhor e mais segura. A enfermagem de qualidade tem que ter cuidado com as pessoas, respeito a seus direitos, o cumprimento das legislações e multiplicação dos saberes”, disse.

Apos a mesa ser desfeita, a Dra. Rita Chamma iniciou as discussões sobre o cumprimento da resolução do Cofen 509/2016, que dispõe sobre a anotação de responsabilidade técnica e define as atribuições do enfermeiro responsável técnico, no artigo dez. O segundo momento da manhã foi marcada pela apresentação do Dr. Sérgio Luz, sobre organização da enfermagem. A tarde os RTs participaram de uma mesa redonda sobre a Sistematização de Classificação de pacientes e dimensionamento de pessoal de enfermagem, com as enfermeiras fiscais do Coren-PE, Dra. Jackeline Santos e Dra. Juliana Pinto. O dia foi encerrado com o Dr. Mailton Alves, falando da importância de desenvolver liderança com atitudes.

Para a    Dra. Joice Siqueira, responsável técnica do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, de Serra Talhada, a iniciativa do Coren-PE tem significativa importância para a formação do novos RTs. “Muitas vezes nós somos colocadas como responsáveis técnicos e não temos noção do que isso seja. Esse momento vem para nos orientar realmente sobre a nossa função, para termos mais empoderamento para saber o que a gente pode fazer e quais são os nossos limites”, exaltou. Além do conhecimento, os RTs que participaram do seminário participaram de um sorteio de brindes oferecidos pelos apoiadores do evento.

 


Fonte: Ascom Coren-PE