Coren-PE abre programação de atividades de 2023 com foco nos enfermeiros residentes

Encontro serviu para a troca de experiência entre profissionais de enfermagem e para residentes conhecerem a atuação do Conselho.
O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) deu início, na última sexta-feira, à programação de atividades voltadas à política de educação permanente de 2023. O evento teve como foco os enfermeiros residentes. O 1º Encontro Pernambucano de Residentes de Enfermagem (EPERESE) foi promovido pelo Sistema Educacional Lavosier (SEL), em parceria com a Comissão de Assessoria ao Enfermeiro Residente e Pós-graduando do Coren-PE, e serviu como uma troca de experiência entre profissionais que já passaram pelo processo de residência, alguns que se encontram nessa fase e outros que pretendem ingressar na qualificação.
A mesa de abertura foi composta por representantes da diretoria do Coren-PE: Dr. Marcos Antônio Souza, Dra. Sara Fontes, que integra o SEL, e Dra. Aracele Cavalcanti, coordenadora da Comissão de Assessoria ao Enfermeiro Residente e Pós-graduando. A ex-presidente da autarquia e atual membro da Comissão Nacional de Residência de Enfermagem do Cofen, Drª Julita Correia, fechou o grupo, que deu as boas-vindas aos participantes.
“Esse encontro tem o objetivo de acolher o residente para que ele conheça o Coren, para que ele tome ciência da sua posição, enquanto residente diante do Conselho. Para que ele conheça ainda a comissão de assessoria para todo pós-graduando. A gente que esse profissional traga as demandas e necessidades, para que possamos trabalhar junto às coordenações de programas e melhorar a questão da relação: residente x programa de residência”, ressaltou a coordenadora da Comissão de Assessoria ao Enfermeiro Residente e Pós-graduando, Drª Aracele Cavalcanti.
A primeira palestra teve como tema a “Saúde Mental em tempos de Residência” e foi ministrada pela enfermeira, especialista em saúde mental e atenção psicossocial e doutorando em enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco, Drª Marcela Maciel, que abordou as dificuldades encontradas pelos enfermeiros que se encontram nessa fase profissional. Marcela abordou os problemas acarretados pela falta de atenção com a saúde mental e como algumas pequenas mudanças na rotina dos residentes podem prevenir algumas questões. A mediação ficou a cargo do enfermeiro obstetra, doutorando em Enfermagem pela UPE/UEPB e professor da UFPE, Dr. Flávio Castro.

Evento abordou temas relacionados ao dia a dia do enfermeiro residente, entre eles os cuidados com a saúde mental.
A palestra de abertura foi sucedida por uma roda de conversa mediada pela Dra. Maria das Neves Figueiroa, enfermeira obstetra, doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp e professora adjunta da FENSG/UPE. Os enfermeiros residentes Drª Laysa Gomes, Drª Beatriz Feitosa e Dr. Leonardo da Costa compartilharam as experiências e promoveram um debate junto ao público presente.
Temas relativos à legislação também integraram a programação do 1º EPERESE. A coordenadora de enfermagem do Hospital Infantil Maria Lucinda e mestre em saúde da criança e do adolescente, Drª Jackeline Diniz, ministrou a palestra: “A atuação do residente e suas relações ético-legais”. Já a empresária e enfermeira, Drª Karla Romara, doutora em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco, abordou: “O fim da residência chegou: quer empreender?”.
A programação foi finalizada com uma palestra que se transformou em um verdadeiro convite à reflexão sobre a vida pessoal e profissional dos participantes. Com o título: “O que te inspira?”, a Conselheira do Coren-PE, Dra. Aracele Cavalcanti, ressaltou pontos importantes entre eles a relação do enfermeiro residente e o mercado de trabalho. “O objetivo foi fazer com que o residente refletisse sobre o que ele espera do mercado de trabalho. O que ele deve melhorar em si e trabalhar para dar o melhor de si. Lembrando que não podemos pensar somente no que o mercado de trabalho espera da gente, mas sim o que enfermeiro residente espera do mercado de trabalho. Pensar em questões como valorização e respeito profissional. Então é isso que a gente traz nesse contexto”, ressaltou Aracele.

Para o presidente do Coren-PE, encontro é um instrumento de aproximação entre autarquia e profissionais residentes.
Já o presidente do Coren-PE, Dr. Gilmar Júnior, destacou que o EPERESE foi além da troca de conhecimento e se transformou em um importante instrumento de aproximação da autarquia junto aos profissionais residentes, o que reforça a luta por mais direitos e melhorias nas condições dos programas de residência. “O encontro do Coren-PE com os residentes foi histórico. Começamos a construir um diálogo político que objetiva lutar pelo direito dos residentes. Uma carga horária menor e mais otimizada, flexibilidade nos programas, reajustes nas bolsas e tudo mais que fortaleça o enfermeiro residente”, concluiu.
Fotos: Fábio Cadengue
Fonte: Ascom: Coren-PE
Veja Mais
- 22/09/2023 17:39
Justiça suspende seleção da Secretaria Estadual de Administração e concurso da Prefeitura de Condado para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros - 14/09/2023 13:00
Justiça Federal determina suspensão de processo seletivo para contração técnicos e enfermeiros promovido pela Prefeitura de Belo Jardim - 29/08/2023 13:03
Sucesso da 2ª edição do Epatec ressalta importância do momento vivido pela enfermagem no estado - 18/08/2023 11:30
Hospital Ilha do Leite, da rede Hapvida, segue descumprindo lei do repouso - 17/08/2023 13:18
EPFis reúne enfermeiros(as) fiscais de várias partes do país