Encontro encerra mês de conscientização quanto aos cuidados com a saúde mental
O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), por meio do Sistema Educacional Lavosier (SEL), promoveu, nesta terça-feira (31), no auditório do Banco do Nordeste, no bairro da Boa Vista, no Recife, o 1º Encontro Pernambucano de Enfermagem em Saúde Mental (EPSM). O evento encerrou a programação de atividades alusivas ao Janeiro Branco, mês de conscientização aos cuidados com a saúde mental. O objetivo do encontro foi debater assuntos relacionados à prevenção de doenças decorrentes do estresse dentro e fora do ambiente de trabalho, que podem resultar em transtornos mentais, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
A mesa de abertura foi composta pelo conselheiro-tesoureiro do Coren-PE, Dr. Almir Alves, que representou a diretora da autarquia, pelo conselheiro do Coren-PE e membro do Sistema Educacional Lavoisier, Dr. Marcos Antônio Souza, pela coordenadora da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental (Conaesm/Cofen), Drª Dorisdaia Humerez, que representou o Conselho Federal de Enfermagem, e pela conselheira do Coren Pernambuco e coordenadora da comissão organizadora do encontro, Dra. Ana Paula Ochoa, que também integra a Conaesm.
Após a abertura, teve início uma mesa de debates que contou com a participação do presidente do Coren-PE, Dr. Gilmar Júnior; da representante do Cofen, Drª Dorisdaia Humerez; da especialista em enfermagem psiquiátrica e doutoranda em saúde coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Drª Rita Acioli e; da enfermeira especialista em saúde coletiva e sociedade, Drª Thais Moura, que também acumula o título de mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFPE, e atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. A mesa, que teve como tema: “A percepção do impacto emocional na equipe de enfermagem na luta pela implementação do piso salarial”, foi mediada pela coordenadora do evento, Drª Ana Paula Ochoa.
“Nós fechamos o nosso Janeiro Branco com o primeiro encontro sobre saúde mental com uma perspectiva diferente, com um olhar de cuidar de quem cuida, ou seja promover a saúde mental do profissional de enfermagem. Então, isso tem uma riqueza fantástica, porque geralmente, nós enquanto enfermagem, somos esquecidos. E a nossa saúde mental, além de tudo que nós vivenciamos como população, nós ainda vivenciamos o problema da saúde mental na nossa profissão”, ressaltou Ochoa.

1º EPSM debateu temas relacionados aos impactos da saúde mental no âmbito profissional individual e coletivo
Em seguida, os presentes fizeram uma verdadeira imersão no: “Autoconhecimento como dispositivo de promoção a Saúde Mental dos trabalhadores de Enfermagem”. A palestra foi ministrada pela Drª Valquíria Barbosa, enfermeira, pós-doc em Educação Contemporânea pelo Centro Acadêmico do Agreste/UFPE, professora titular do Instituto Federal de Pernambuco, onde lidera o Grupo de pesquisa sobre cuidado e promoção à saúde.
A terceira mesa contou, novamente com a presença da representante do Cofen, Drª Dorisdaia Humerez. Enfermeira, com doutoro pela Universidade de São Paulo, atua como professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, coordenadora da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental e do programa de Enfermagem Solidária do Cofen, Drª Dorisdaia abordou o tema: “Profissionais adoecidos emocionalmente cuidando de uma população também adoecida”.
O encerramento do evento ficou a cargo da enfermeira especialista em cuidados paliativos, Drª Andreyna Javorsk, que abordou o tema: “A saúde mental e o cuidado paliativista”. Enfermeira com residência em oncologia, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE, Dra. Andreyna apresentou em cerca de uma hora como a saúde mental é importante para quem atua no seguimento, além de desmitificar tabus relacionados a morte e os cuidados paliativos.
“Cada palestra teve a sua importância definida, até pelo momento em que estamos vivendo. Iniciamos com a discussão sobre a saúde mental dos profissionais de enfermagem voltada para o nosso piso salarial; passamos pela saúde do trabalhador, quanto saúde mental; entramos nas estatísticas mundiais levadas em função da saúde mental junto aos profissionais, inclusive, em comparação com a população e; no final, nós fechamos com a saúde mental do trabalhador nos cuidados paliativos. Foi um encontro proveitoso e muito importante para os profissionais”, resumiu Drª Ana Paula Ochoa.
Fotos: Fábio Cadengue
Veja Mais
- 22/09/2023 17:39
Justiça suspende seleção da Secretaria Estadual de Administração e concurso da Prefeitura de Condado para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros - 14/09/2023 13:00
Justiça Federal determina suspensão de processo seletivo para contração técnicos e enfermeiros promovido pela Prefeitura de Belo Jardim - 29/08/2023 13:03
Sucesso da 2ª edição do Epatec ressalta importância do momento vivido pela enfermagem no estado - 18/08/2023 11:30
Hospital Ilha do Leite, da rede Hapvida, segue descumprindo lei do repouso - 17/08/2023 13:18
EPFis reúne enfermeiros(as) fiscais de várias partes do país