30/05/2023

Encontro reúne gestores de escolas técnicas de enfermagem, no Recife

Evento promovido pelo Coren-PE em parceria com a Associação de Escolas Técnicas de Enfermagem do estado debateu os aspectos normativos para atuaçã ...

Gestores de escolas técnicas de enfermagem de todo o estado se reuniram nesta segunda-feira (29), no auditório do Banco do Nordeste, no Recife, durante um encontro promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), em parceria com a Associação das Escolas Técnicas de Enfermagem do Estado (AETEPE). O evento debateu os aspectos normativos do setor e as atualizações para a atuação das unidades de ensino médio do seguimento no estado.

Durante a mesa de abertura o Presidente do Coren-PE, Dr. Gilmar Júnior, destacou a importância da AETEPE. “Esse é um dia muito feliz para todos nós, porque por muito tempo o estado de Pernambuco vivencio a educação técnica sem um direcionamento, sem uma unidade. Mas, há alguns anos, temos a Associação das Escolas Técnicas, que trouxe organização e solidez para o trabalho de formação dos profissionais de nível médio de uma forma muito singular, com muita responsabilidade, com muito profissionalismo. E eu me sinto extremamente orgulhoso em hoje ser alguém que pode apoiar as mais diversas formas a associação. E saber que esse apoio será convertido para que tenhamos uma saúde de mais qualidade para o estado de Pernambuco e até para outros estados, pois nós exportamos grandes profissionais”, ressaltou.

Ainda durante o início da programação, a Presidente da Associação, Maria do Carmo Soares, agradeceu o trabalho desempenhado pelo Dr. Gilmar Júnior, tanto como presidente do Coren-PE, quanto como Deputado Estadual. “Em 188 anos, nunca tivemos um representante na Assembleia Legislativa de Pernambuco para lutar pela classe. Em 23 anos de AETEPE, nunca tivemos um parlamentar para nos apoiar. Sempre procurávamos, nada não tínhamos respostas. Agora, temos. Muito obrigada, Gilmar”, destacou. A Presidente da Associação ainda ressaltou a importância histórica Semana da Enfermagem 2023. “Este foi o primeiro ano que a Semana da Enfermagem foi destaque em Pernambuco. Então, toda a classe da enfermagem está de parabéns. Gilmar, eu só tenho que dizer para você o nosso muito obrigado. E que daqui para frente, você consiga galgar muitos outros espaços”, pontou.

Logo em seguida, Maria do Carmo Soares, representando os gestores das Escolas Técnicas de Enfermagem de Pernambuco, entregou ao Presidente do Coren-PE um troféu como forma de homenagem pela sua atuação para o fortalecimento da profissão. Em um discurso emocionado, Dr. Gilmar fez um apanhado da carreira profissional, desde a época em que atuava na área técnica até o empenho na luta pela aprovação do piso e o atual trabalho realizado na Alepe, onde em menos de quatro meses já conseguiu apresentar mais de 60 projetos de lei.

“Eu estou arrepiado, pois passa um filme na minha cabeça de tudo que me trouxe até aqui. Quando vejo vocês, me lembro que muitos me estenderam a mão durante a campanha. A minha vinda para política não foi algo planejado. Eu não projetei, em minha carreira, me tornar um político. Eu queria muito poder trabalhar para minha categoria e essa vontade de lutar pelo que eu mais amava foi me guiando por alguns caminhos. E isso sempre foi fortalecido na formação, não só no chão dos hospitais, como enfermeiro, mas na docência, no chão das escolas, inclusive algumas que pertencem a vocês”, salientou Dr. Gilmar.

Durante o discurso, o Presidente do Coren-PE lembrou as dificuldades encontradas pela categoria nos últimos anos, ora no enfrentamento à pandemia, ora na luta pela aprovação do piso salarial. “Os interesses do patrão e dos gestores sempre foram sobrepostos aos interesses da enfermagem. É muito fácil escravizar a enfermagem, pois ela é predominantemente feminina, preta e periférica. Então, a vulnerabilidade da nossa categoria é muito grande e sempre usaram isso contra nós. Mas, esse tempo acabou, pois nós decidimos mudar”. Em outro trecho, o gestor da autarquia destacou que a aprovação do piso vai acarretar em mudanças na formação de profissionais. “Muito em breve vai haver uma mudança na vida de vocês também. Pois, a busca de um curso com um piso é diferente de uma busca por um curso sem o piso. Então, também vai haver mudança na base de trabalho de vocês, na estrutura das escolas. Vocês precisam estar preparados para isso. E eu espero estar com vocês, apoiando, para que seja uma mudança positiva. Os dias melhores chegaram e vão vir ainda mais. O período de escravidão da enfermagem acabou. Agora é a hora da gente cuidar mais das nossas asas, do que das correntes que nos amarravam”, concluiu.

Após a homenagem, teve início a programação científica com a palestra da vice-presidente e Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, Giselly Muniz Lemos de Morais, onde foram abordados assuntos como credenciamento; recredenciamento; autorização e renovação de curso na modalidade presencial; mudança de mantenedor e mudança de nomenclatura.

A segunda palestra foi ministrada pelo Mestre em Educação e Especialista em Educação Profissional da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, Antônio Rosa Júnior. Entre os temas abordados, estavam a “visitação in loco” e a “infraestrutura das escolas técnicas”. O encerramento da programação ocorreu em uma mesa redonda, onde foi debatida a “atuação do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco no contexto da Educação”. Participaram da mesa Drª Célia Marinho, chefe do Departamento do Exercício Profissional do Coren-PE, Drª Viviane Soares, membro da Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa do Conselho e, Drª Eline Nóbrega, enfermeira fiscal do Coren Pernambuco.