18/11/2022

Entidades de saúde estudam pedido de interdição ética de USF, no Ibura

Decisão foi discutida durante reunião envolvendo conselhos e sindicatos das categorias

Reunião colocou lado a lado integrantes de entidades que representam os profissionais de saúde

Uma reunião realizada na última quarta-feira (16), envolvendo as entidades que representam os profissionais de saúde que atuam em Pernambuco, debateu a possibilidade de interdição da Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Fernando Figueira, localizada na comunidade do Pantanal, no bairro do Ibura do Recife. O assunto passou a ser debatido após inspeções realizadas pelos Conselhos e Sindicatos constatarem uma série de irregularidades que além de afetar a assistência à saúde dos pacientes, compromete, principalmente, a segurança desse público e dos profissionais do serviço.

Participaram da reunião representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO), do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (Soepe), do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe), além do vereador do Recife Tadeu Calheiros. Caso a interdição ética seja instaurada, cada entidade seguirá o próprio rito, até que o processo seja executado.

Uma nova reunião foi marcada para a próxima terça-feira (22), na Secretaria Municipal de Saúde do Recife (Sesau). A expectativa é que a gestão municipal apresente propostas e estratégias que garantam a segurança dos profissionais e a devida continuidade da assistência à população atendida pela unidade.


Fonte: Ascom: Coren-PE