04/10/2022

Evento discute atenção básica à população em situação de vulnerabilidade

Encontro realizado no auditório do Senac de Caruaru debateu desafios do atendimento intercultural.

Evento fez parte das ações de descentralização das atividades do Coren-PE.

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) promoveu, na última quarta-feira (28), o 1º Encontro Pernambucano de Enfermagem Intercultural e Atenção às Populações em Situação de Vulnerabilidade (EPINTER). O evento foi realizado no auditório do Senac, em Caruaru, agreste do estado, e reuniu auxiliares, técnicos e enfermeiros, além de estudantes da área de saúde.

As discussões em torno do tema começaram pela vivência dos profissionais, durante a conferência “Enfermagem, vulnerabilidades e suas intersecções: narrativas dos profissionais”. O momento foi comandado pela enfermeira especialista em saúde indígena, Dra. Penha Freire (Penha Pankará), responsável técnica de saúde da Mulher indígena no DSEI- PE / SESAI. A mesa foi composta ainda pela Fundadora do Programa Saúde para TODXS, Dra. Evellyne Augusto Melo e; pela Conselheira Estadual de Saúde e Coordenadora Estadual da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e da Comissão Permanente de Educação Permanente do CES-PE, Dra. Lindinere Ferreira, ativista dos movimentos sociais de Gênero e Raça da Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN. A moderação ficou sob a responsabilidade da Dra. Elisangela Czekalski de Araújo, Especialista em Saúde das Famílias e das comunidades.

Logo em seguida, as discussões se concentraram em torno do “Protocolo de Atenção à População LGTI+ do Coren-PE”, palestra ministrada pelo enfermeiro e mestre em enfermagem, Dr. Danilo Martins, integrante da Câmera Técnica de Assistência e Atenção às Populações em situação de vulnerabilidade do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco. Já a moderação foi comandada pelo especialista em saúde indígena, Dr. Júlio Cézar R A Damasceno.

O “Panorama Nacional da Enfermagem Intercultural no Âmbito do Sistema Cofen/ Corens” também foi abordado, durante o encontro. A palestra ministrada pelo professor e enfermeiro do Coren-RJ, Dr. Paulo Murilo de Paiva, teve como moderadora a tesoureira do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEPE), Dra. Tatiana Ferreira, enfermeira especialista em gestão de saúde. O EPINTER faz parte das ações de descentralização das atividades do Coren-PE e da política de educação permanente adotada pela atual gestão da autarquia.


Fonte: Ascom: Coren-PE