Prêmio Anna Nery homenageia profissionais e exalta força da Enfermagem

“Os homenageados de hoje com o prêmio Anna Nery carregam consigo a força de inumeráveis”, declarou presidente na abertura da solenidade
Em um momento solene de reconhecimento e reverência ao protagonismo da Enfermagem brasileira, 33 profissionais da categoria foram homenageados na noite da última terça-feira (13/9) com o prêmio Anna Nery, a honraria máxima concedida pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais. São enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras que atuam nas mais diversas áreas da profissão e contribuem para a qualidade da assistência e da formação, mesmo nos contextos mais adversos.
Criada em 2012, a premiação é destinada aos profissionais que, com trajetórias de dedicação e inovação, trabalham pelo desenvolvimento da profissão. Neste ano, a solenidade ocorreu na capital cearense Fortaleza, que recebe ao longo da semana o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).
A presidente do Cofen, Betânia Santos, deu as boas-vindas aos convidados, saudando os homenageados e seus familiares. “O Conselho Federal reúne nesta noite de congraçamento grandes nomes que representam a luta contínua da nossa categoria. Mais do que reconhecimento, esta honraria é também uma justa forma de mostrar que a Enfermagem é feita de coragem. Os homenageados de hoje com o prêmio Anna Nery carregam consigo a força de inumeráveis”, declarou.
Betânia Santos prosseguiu. “O prêmio Anna Nery é também símbolo de resistência. Muitos profissionais ainda continuam trabalhando em condições onde o profissionalismo supera as dificuldades e os salários injustos e miseráveis. Os homenageados desta noite há muito já receberam o reconhecimento de seus pares, mas é uma grande honra para o Cofen dar mais visibilidade a esses ícones da nossa profissão”, finalizou.
O apoio do Congresso Nacional à luta pelo Piso Salarial contribuiu para a aprovação célere do Projeto de Lei 2564/20 e a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição 11/22. O entendimento de que é preciso valorizar a maior força da saúde brasileira criou um raro consenso entre os diferentes segmentos partidários. Durante a premiação, esta atuação de destaque foi exaltada.
A deputada federal Carmen Zanotto, única enfermeira no congresso, foi uma das homenageadas pelo Cofen. Seu trabalho baseado no diálogo buscou criar pontes e esclarecer a categoria sobre todo o processo de tramitação do PL. “Agradeço ao plenário do Conselho Federal por esta honraria que recebo com muito carinho e respeito. Gostaria de compartilhá-la com toda a categoria, que representa mais de 70% da força de trabalho da saúde e que em toda a sua trajetória sempre atuou de forma responsável e dedicada”, frisou.

Representantes do Coren-PE realizam a entrega da honraria ao presidente do Satenpe. Francis Hebert.
Além das homenagens concedidas pelo Cofen, cada Conselho Regional ficou responsável por indicar um profissional que tenha se destacado nos últimos anos, através de inciativas em prol da categoria. Diante deste cenário, o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco concedeu a homenagem ao presidente licenciado do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Hebert. “Essa escolha se deu por Francis ser um líder nato, vocacionado e com alto grau de iniciativa. Durante esse tempo convivendo junto à categoria é possível perceber que ele possui uma excelente capacidade de comunicação entre os pares, eloquência na fala e objetividade na negociação entre gestores conseguiu grandes feitos para a categoria em Pernambuco”, ressaltou a presidente interina do Coren-PE, Thaíse Torres.
Com quase 30 anos de experiência profissional, Francis é auxiliar em enfermagem, formado pela Escola Almirante Soares Dutra (Ciasd). Ex-servidor público estadual, também atuou em empresas privadas como Golden Cross e Bandeirantes, além de ter participado da implantação do serviço domiciliar pré-hospitalar em Pernambuco. Exerceu ainda suas funções na Santa Casa de Misericórdia. Fez treinamento do Anjos do Asfalto em São Paulo em 1998. Ao perceber a triste realidade que se apresentava para enfermagem de nível médio, Francis começou a trabalhar na fundação do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Satenpe) nos anos 2000. Em 2018, ao lado de outros profissionais conseguiu o aval para o registro da entidade e, com isso, deu início à organização da categoria no Estado.
Fonte: Ascom - Confen / Ascom - Coren-PE
Veja Mais
- 22/09/2023 17:39
Justiça suspende seleção da Secretaria Estadual de Administração e concurso da Prefeitura de Condado para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros - 14/09/2023 13:00
Justiça Federal determina suspensão de processo seletivo para contração técnicos e enfermeiros promovido pela Prefeitura de Belo Jardim - 29/08/2023 13:03
Sucesso da 2ª edição do Epatec ressalta importância do momento vivido pela enfermagem no estado - 18/08/2023 11:30
Hospital Ilha do Leite, da rede Hapvida, segue descumprindo lei do repouso - 17/08/2023 13:18
EPFis reúne enfermeiros(as) fiscais de várias partes do país