23 de outubro de 2025
ImprensaNotícias

Coren-PE realiza a 9º edição do Encontro Pernambucano de Enfermagem em Saúde da Mulher

Evento reuniu profissionais e estudantes de enfermagem e apresentou temas sobre a saúde física e mental das mulheres

Como está sendo cuidada e vista a saúde da mulher? Essa foi uma das indagações feitas pelos convidados e participantes da 9º edição do Encontro Pernambucano de Enfermagem em Saúde da Mulher. O encontro foi realizado nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Eventos do Recife, no bairro da Imbiribeira, no Recife. O momento foi promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), por meio da Câmara Técnica de Saúde da Mulher e o Sistema Educacional Lavoisier (SEL).

Na abertura do evento, a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde da Mulher do Coren-PE, Evelyn Lins, ministrou a palestra magna do dia, abordando o protagonismo de técnicas(os) e enfermeiras(os) na saúde da mulher e pessoas com útero. “Trouxemos o foco para o protagonismo da enfermagem na prevenção e redução da mortalidade materna, para que a gente possa, enquanto atores da ponta, estar contribuindo para a redução desses indicadores, que ainda são alarmantes e ainda trazem grande prejuízo à saúde pública”.

O primeiro dia também contou com discussões e mesas voltadas a discussões sobre a saúde mental na gravidez e puerpério, câncer de colo e mama, reforma obstetrícia no Brasil e empoderamento sexual e reprodutivo. “Tudo isso é para emponderar a enfermeira(o) e também a(o) técnica(o) de enfermagem, para que a gente possa estar mudando a nossa realidade aqui em Pernambuco”, ressaltou Evelyn Lins.

A coordenadora destacou ainda que Pernambuco segue na liderança de inscrições de consultórios de enfermagem “A gente consegue observar, na prática, que nós estamos contribuindo para que essas enfermeiras(os) possam trabalhar dentro dos protocolos do Ministério da Saúde e, acima de tudo, exercendo com autonomia o processo de enfermagem. Então, isso para a gente é um ganho muito grande porque nós temos essa proximidade com as pessoas que estão na ponta, não só no sistema público, mas também garantindo a autonomia do profissional com responsabilidade.”

A abertura do evento contou ainda com a presença do presidente do Coren-PE, Gilmar Júnior, que enfatizou a importância da luta suprapartidária e a necessidade de agentes públicos atuando em prol da enfermagem. “Precisamos de representação: nada sobre nós, sem nós. Só em projetos voltados à saúde da mulher, já são 50 de minha autoria. Lutamos pela promoção, recuperação e tratamento de mulheres que enfrentam câncer de mama, câncer de colo do útero e violência. Esta é uma pauta contínua da enfermagem, e não podemos deixar de falar sobre ela, pois somos preparados e capacitados para atuar nesse campo”, destacou Gilmar.

Além das palestras, mesas e discussões apresentadas durante o primeiro dia, o 9º Encontro Pernambucano de Enfermagem em Saúde da Mulher contou ainda com uma programação de cursos e apresentações de trabalhos, que encerraram as atividades. Os participantes puderam aprender um pouco mais sobre “Aleitamento humano” e “Coleta em meio líquido”. Além disso, profissionais e estudantes tiveram a oportunidade de apresentar de trabalhos científicos, agregando ainda mais valor e impacto ao evento.

 

Bianca Santos