27 de agosto de 2025

ImprensaNotícias

Coren-PE realiza 1º Simpósio de Ultrassonografia por Enfermeiros

Evento realizado na última quinta-feira (21) é um marco na valorização e qualificação da prática profissional da Enfermagem no estado.

Apresentar o protagonismo da Enfermagem na prática da ultrassonografia. Este foi o principal o objetivo da 1ª edição do Simpósio de Ultrassonografia por Enfermeiros, realizado na última quinta-feira (21), no Recife. A iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) reuniu dezenas de profissionais, além de especialistas renomados e autoridades da Enfermagem, consolidando a proposta de debater os avanços e perspectivas do uso da ultrassonografia no cuidado em saúde.

A mesa de abertura foi formada pela Coordenadora do Sistema Educacional Lavousier, Drª Suzana Costa, pela Coordenadora das Câmaras Técnicas e Comissões do Coren-PE, Drª Aracele Cavalcanti, e pelo conselheiro federal do Cofen e ex-presidente do Coren Alagoas, Dr. Renne Costa, que ministrou ainda a Palestra Magana, trazendo as atualizações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e os diferenciais estabelecidos pela Resolução Cofen nº 679/2021.

O Presidente do Coren-PE, Dr. Gilmar Júnior, também marcou presença durante o simpósio e destacou que o evento é um marco na valorização e qualificação da prática profissional da Enfermagem no estado. Deputado Estadual, Dr. Gilmar também ressaltou os mais de 400 projetos que já apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco, entre eles um que dá direito ao profissional de enfermagem realizar ultrassonografia. “O objetivo desse projeto é garantir aos profissionais de enfermagem esse protagonismo. Eu quero que todas as enfermeiras e enfermeiros, quando questionados sobre esse assunto, possam dizer, no meu Estado existe uma lei que garante esse direito”, destacou.

Na sequência, o público acompanhou a exposição do enfermeiro e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Dr. João Victor Cabral, que ministrou uma palestra sobre a aplicabilidade da ultrassonografia na prática clínica do enfermeiro, evidenciando os benefícios do recurso no contexto da inovação em saúde. Ainda pela manhã, a Drª Mariana Barros, professora-adjunta da Universidade de Pernambuco e coordenadora da Saúde Digital do Procape, conduziu uma reflexão sobre o uso do ultrassom como adjuvante na prática de Enfermagem cardiológica e pulmonar, destacando avanços no diagnóstico precoce e na tomada de decisão assistencial.

A programação continuou com as atividades focadas na obstetrícia. Moderada pela vice-presidente do Coren-PE, Drª Thaíse Torres, a mesa contou novamente com a participação do Dr. Renne Costa, que abordou a utilização da ultrassonografia na assistência a pessoas gestantes, ampliando a segurança e agilidade no cuidado. Encerrando as atividades científicas, a Drª Evelin Lins, especialista em Saúde da Mulher e coordenadora da Câmara Técnica de Enfermagem em Saúde da Mulher do Coren-PE, apresentou a palestra “O ultrassom como método de diferenciação na constante atualização do enfermeiro: avanços e perspectivas”, reforçando o papel estratégico da ferramenta no aprimoramento da prática profissional.

Para a coordenadora do SEL, Drª Suzana Costa, o simpósio se consolidou como espaço de integração, reflexão e atualização científica para a categoria, demonstrando a relevância crescente do uso da ultrassonografia na assistência de enfermagem. “Foi um momento de extrema importância para reforçar o protagonismo da atuação da enfermagem nessa área. Tivemos como foco o desenvolvimento de habilidades práticas, durante o curso pré-simpósio, e também a ampliação dos conhecimentos teórico-práticos ao longo da programação, que contou com especialistas renomados da área. Estamos muito felizes pelo êxito nas atividades de educação permanente realizadas, o que aproxima o Conselho do profissional e valoriza aqueles que primam pelo exercício regular e pela autonomia em sua atuação”, concluiu.