Encontro Pernambucano de Gestão em Enfermagem reúne gestores e destaca inovação na saúde
3ª edição do evento debateu práticas e desafios da gestão hospitalar em Pernambuco.
O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) promoveu na última terça-feira (26), o III Encontro Pernambucano de Gestão em Enfermagem. O evento reuniu centenas de profissionais das áreas de gestão, qualidade e liderança das unidades hospitalares do estado e se firmou como referência entre os gestores ao promover palestras, debates e momentos de integração focados nos principais desafios da gestão em saúde.
Durante a programação, nomes de destaque na enfermagem pernambucana como Regina Saturno, Tuane Camila, Aloisia Pimentel, Ana Célia Marinho, Mickael Medeiros e Dulce Janaina de Moraes, além de Lucas Milano, assessor jurídico do Coren-PE. Durante o evento foram apresentadas reflexões sobre práticas inovadoras, compliance, segurança, responsabilidade técnica, digitalização de processos e desafios reais do cotidiano dos gestores hospitalares. O tom das discussões foi marcado pela busca por excelência, integração e atualização profissional.
O Presidente do Coren-PE, Dr. Gilmar Júnior, também esteve presente durante o encontro e destacou a importância da gestão hospitalar feito por profissionais de enfermagem e como o conhecimento técnico e a vivência prática da categoria agregam valor nesse processo. Além disso, o enfermeiro e deputado estadual, que se tornou exemplo de gestão no estado, ressaltou a importância da união desses profissionais, com o objetivo de fortalecimento da categoria.
“O III Encontro Pernambucano de Gestão em Enfermagem é um marco no calendário da gestão hospitalar no estado. Esse evento conseguiu congregar profissionais que atuam nos diversos cenários da liderança, além de possibilitar palestras de alto padrão de valor intangível para as melhores práticas, envolvendo compliance, selo de qualidade Cofen, transição do cuidado, responsabilidade técnica, homecare, prontuário eletrônico e processo de enfermagem. O sentimento da CTGE é de entrega de valor aos profissionais de enfermagem do estado de Pernambuco”, ressalta o Coordenador da Câmara Técnica de Gestão em Enfermagem do Coren-PE, Dr. Richardes Caúla.
Drª Suzana Costa, coordenadora do Sistema Educacional Lavoisier do Coren-PE, também destacou o impacto do evento: “Mais uma vez o Conselho conseguiu inovar, trazendo temas conectados ao cotidiano do enfermeiro gestor, além de promover muito networking e fortalecimento de vínculos profissionais. A promoção dos Encontros pernambucanos é uma estratégia implementada pelo Sistema Educacional Lavoisier para favorecer o debate de temáticas relevantes em cada especialidade da Enfermagem, integrando práticas e profissionais de todo estado, sendo uma iniciativa de muito êxito e que rende feedbacks muito positivos dos participantes”.
Ao longo de todo o dia, os debates e palestras proporcionaram um espaço valioso de aprendizado, troca de experiências e aproximação entre os protagonistas da gestão em enfermagem de Pernambuco, consolidando o evento como vital para o desenvolvimento e valorização da profissão no estado.