Equipe de fiscalização do Coren-PE se reúne para alinhar novas estratégias de trabalho
5ª edição do EPFIS contou com nomes e palestras importantes para aprimoramento do processo de fiscalização.
Bianca Santos
Um momento de avaliação sobre o trabalho desempenhado, com foco no planejamento do que está por vir. Este foi o norte da 5ª edição Encontro Pernambucano de Fiscalização (EPFIS), realizado entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, no Recife. O evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), por meio do departamento de fiscalização da autarquia, debateu ações, composição de novos projetos, além de servir como um espaço para a troca de conhecimento, através de conversas e palestras.
Durante os três dias de encontro, a equipe de fiscalização teve a oportunidade de aprender novas estratégias, tecnologias, processos jurídicos e pesquisas científicas, que fortalecem a atuação da fiscalização em defesa da enfermagem e da saúde da população pernambucana. A programação contou com a presença do Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri; o Presidente do Coren-PE, Gilmar Júnior; o delegado da Polícia Civil de Pernambuco, Victor Leite; a Conselheira estadual da OAB/PE, Pollyana Veríssimo; e Ramon Vieira representando a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), entre outros.
Na abertura do evento, o Presidente do Coren-PE, Gilmar Júnior, enfatizou a confiança no trabalho desenvolvido pela equipe de Fiscalização da autarquia e ressaltou a importância do 5º EPFIS “Eu confio no que vocês estão fazendo, por que sei que vocês estão fazendo um trabalho bem feito. A edição do Encontro Pernambucano de Fiscalização é o exemplo claro de que o trabalho está sendo bem feito e gerando bons frutos”, pontuou.
A abertura do evento contou ainda com a palestra magna do Presidente do Cofen, Manoel Neri, com o tema: “A Fiscalização do exercício profissional como instrumento de proteção da sociedade”, destacando a importância dos fiscais na proteção na saúde da população. “É importante parabenizar a excelência das discussões e palestras desenvolvidas durante esse evento. Isso mostra que o Coren-PE está comprometido em melhorar a qualidade do trabalho dos fiscais que compõe o quadro. Evidentemente, nós vamos ter um reflexo muito grande na melhoria da qualidade da assistência de enfermagem que é prestada a população em todo o estado de Pernambuco”, destacou Neri. O presidente do Conselho Federal de Enfermagem ressaltou ainda a satisfação em realizar um trabalho que impacta positivamente a coletividade.
A coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defis), Ivana Andrade, também destacou que o trabalho do setor não é apenas sobre números, mas sobre qualidade. “O objetivo é alinhar condutas, procedimentos, discutir temas atuais que impactam diretamente na assistência ao paciente e a sociedade. Aqui, nós discutimos processos de trabalho para melhoria da assistência à saúde e a população pernambucana”.

