24 de novembro de 2025
ImprensaNotícias

Nota de Apoio aos Docentes da Universidade de Pernambuco (UPE)

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) manifesta seu apoio às reivindicações dos docentes da Universidade de Pernambuco (UPE), em especial aos professores dos cursos de Enfermagem, que têm desempenhado papel fundamental na formação de profissionais comprometidos com a qualidade da assistência em saúde no Estado e que, na próxima segunda-feira (24) realizarão audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para discutir pontos de reivindicação frente ao Governo do Estado.

O pleito pela valorização da carreira docente, pela melhoria das condições de trabalho e pela estruturação de um Plano de Cargos e Vencimentos atualizado, com melhor possibilidade de progressão, representa medida justa, necessária e coerente com a complexidade das atividades acadêmicas e científicas desempenhadas pela categoria. A ausência dessa estrutura funcional na carreira compromete a progressão profissional, a retenção de talentos, a produção científica e o fortalecimento da Educação em saúde enquanto campo de conhecimento.

O Coren-PE reconhece que a qualificação da formação superior depende diretamente de condições dignas e adequadas de trabalho para os professores, que atuam na linha de frente do ensino, da pesquisa e da extensão. A valorização docente reverbera, de maneira direta, na qualidade da assistência prestada à população pernambucana.

Reiteramos, assim, nosso compromisso com a defesa da educação pública, com a consolidação da Enfermagem como ciência e com o fortalecimento das instituições que formam os profissionais que sustentam o Sistema Único de Saúde (SUS). Manifestamos solidariedade à mobilização dos docentes da UPE e colocamo-nos à disposição para colaborar no que estiver ao alcance institucional.

Recife, 22 de novembro de 2025
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE PERNAMBUCO