13 de dezembro de 2025
ImprensaNotícias

2ª edição da Jornada Científica da Enfermagem Baseada em Evidências reúne profissionais e estudantes no Recife

Evento debate inovação, humanização do cuidado e boas práticas assistenciais, com conferências, minicursos e apresentação de dezenas de trabalhos científicos.

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realiza, a partir desta quinta-feira (11), a 2ª Jornada Científica da Enfermagem Baseada em Evidências. O evento que segue até a próxima sexta-feira (12), no Recife Expo Center, reúne profissionais, estudantes e pesquisadores em uma intensa programação científica e troca de experiências. O encontro reforça o compromisso do Coren-PE junto à Enfermagem pernambucana com a qualificação contínua do cuidado, a inovação em saúde e a valorização da produção de conhecimento na prática cotidiana dos serviços.

A programação será composta por palestras e mesas com temas estratégicos como práticas avançadas em enfermagem obstétrica, segurança do paciente, qualidade na assistência, liderança em contextos de crise, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e inclusão de populações LGBTI+ e outros grupos vulneráveis na atenção primária. Serão discutidas ainda questões como gestão do cuidado em domicílio, urgência e emergência, além do papel da Enfermagem na construção de um futuro mais sustentável e inovador para o sistema de saúde.

No segundo dia, os debates vão se concentrar em temas como formação profissional técnica, força de trabalho de auxiliares e técnicos de enfermagem, educação permanente, humanização do cuidado e protagonismo da Enfermagem contemporânea na gestão da qualidade. As palestras vão reunir especialistas de diferentes áreas, com objetivo de compartilharem experiências práticas e evidências científicas sobre inovação tecnológica, uso de aplicativos e telessaúde, bem como estratégias de superação diante de desafios assistenciais e de gestão. Cerca de mil pessoas se inscreveram para acompanhar as atividades, nas modalidades presencial e on-line.

A Jornada contará também com uma robusta programação de apresentação de trabalhos, distribuídos em várias sessões ao longo dos dois dias. Ao todo, a Comissão Científica da Jornada recebeu 113 trabalhos. Deste total, 60 foram aprovados e serão apresentados durante o evento. Entre os temas abordados, destacam-se assuntos que abordam pontos como telessaúde e teleenfermagem, humanização na UTI e na atenção perinatal, segurança do paciente, impacto do Burnout na Enfermagem, entre outros.

Na sexta-feira (12), no período da tarde, os participantes ainda poderão escolher entre quatro minicursos presenciais, que vão ocorrer de forma simultânea, abordando temas como: Administração de medicação intramuscular na região ventro-glútea; Manobras de desobstrução de vias aéreas do lactente ao adulto; Desbridamento; e sutura, reforçando a articulação entre teoria e prática clínica. As inscrições para atividades formativas serão realizadas exclusivamente no primeiro dia da Jornada. O objetivo das formações é desenvolver habilidades técnicas essenciais para o cuidado seguro e qualificado em diferentes níveis de atenção à saúde.