9 de maio de 2025

ImprensaMês da Enfermagem 2025Notícias

Programação voltada à saúde mental marca o início do Mês da Enfermagem do Coren-PE

Palestras, atividades interativas e debates marcaram o dia, promovendo uma rica troca de conhecimentos e experiências

Com o Tema central “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem” , o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) iniciou nesta segunda-feira (06) programação voltada ao Mês da Enfermagem. O evento ocorreu na faculdade UNIT, localizada no Recife, e contou com a participação de estudantes e profissionais da categoria. A mesa de abertura foi composta pelo Conselheiro e coordenador da programação, Dr. Gabriel Gomes, pela Conselheira e coordenadora das Câmaras Técnicas do Coren-PE, Drª Aracele Cavalcanti e pela vice-coordenadora do Sistema Educacional Lavoisier, Drª Evelyne Melo. 

A programação teve início com uma instigante palestra conduzida pelo Dr. Bruno Severo, intitulada “Além do Cansaço: buscando a felicidade e resiliência na Enfermagem”.

 

 Com uma abordagem dinâmica e interativa, o palestrante proporcionou reflexões profundas sobre os desafios emocionais enfrentados pelos profissionais da Enfermagem no contexto atual. 

Dando continuidade, foi realizada uma roda de conversa com o tema “Ética, Trabalho e Saúde Mental da Enfermagem em Tempos de Infodemia”, conduzida pelas palestrantes Drª Valquíria Bezerra e Drª Thaís Moura. O encontro proporcionou um espaço acolhedor e reflexivo para discutir os impactos da sobrecarga de informações — conhecida como infodemia — na prática profissional da enfermagem, especialmente no que se refere à tomada de decisões éticas, à preservação da saúde mental e ao equilíbrio emocional dos trabalhadores da área.

Na área externa do evento, foi realizada uma ação de ativação com rodas de conversa, oferecendo aos participantes a oportunidade de compreender melhor o funcionamento e as atribuições do Coren-PE. O Departamento de Fiscalização esteve presente para explicar de forma clara como ocorrem as atividades de fiscalização, quais são seus objetivos e de que maneira contribuem para a valorização e segurança do exercício profissional. Também estiveram presentes integrantes de diversas Câmaras Técnicas do Coren-PE, que destacaram o papel estratégico que desempenham na elaboração de pareceres técnicos, no apoio à regulamentação das práticas profissionais da enfermagem e na contribuição para a tomada de decisões da autarquia.

“As atividades do Mês da Enfermagem 2025 seguem até o fim do mês com uma ampla programação que percorrerá todo o estado, levando atividades esportivas, ações científicas e diversas iniciativas especialmente planejadas para valorizar e fortalecer a categoria. Trata-se de uma conquista inédita, algo que ainda não havia sido realizado, e que agora se concretiza graças ao crescimento e ao protagonismo da Enfermagem pernambucana, que tem se destacado em todo o Brasil. Mais do que uma semana comemorativa, estamos promovendo um mês inteiro de ações que refletem a grandiosidade e a importância da enfermagem no estado de Pernambuco”, destacou o presidente do Coren-PE, Dr. Gilmar Junior.

Encerrando a programação com um tema de extrema importância para a valorização e proteção dos profissionais, a Conselheira e Coordenadora do Núcleo de Ética e Disciplina do Coren-PE, Drª Ana Paula Ochoa conduziu a palestra “Violência Interpessoal e Assédio na Enfermagem”. Em sua apresentação, foram discutidas as diversas formas de violência presentes no ambiente de trabalho, seus impactos na saúde física e mental dos profissionais de enfermagem, bem como os caminhos para identificar, denunciar e prevenir essas situações. A palestra também destacou o papel das instituições na criação de ambientes mais seguros, éticos e acolhedores.

Além do conteúdo técnico e das reflexões proporcionadas ao longo do evento, a programação contou com atividades interativas que estimularam a participação dos presentes e fortaleceram o sentimento de pertencimento à categoria. Para tornar o momento ainda mais especial, foram realizados sorteios de brindes, promovendo descontração, integração e reconhecimento dos profissionais da enfermagem que participaram das ações.