Palestra no Recife marca início do Mês da Enfermagem 2025 do Coren-PE. Programação vai percorrer 12 cidades ao todo.
Com o tema central “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem”, atividades levam conhecimento científico, homenagens e atividades culturais a todas as regiões de Pernambuco
Em 2025, o que antes era uma semana virou um mês inteiro de celebração, reflexão e valorização. O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realiza, a partir desta terça-feira (06), até o dia 29 de maio, o Mês da Enfermagem, uma programação especial que vai circular por 12 cidades-polo do estado, reunindo cerca de 4 mil pessoas, entre estudantes, profissionais e representantes da categoria. Com o tema central “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem”, a programação científica tem início nesta terça, a partir das 8h, com uma palestra na Universidade Tiradentes (Unit), no bairro da Imbiribeira, zona sul do Recife. As inscrições podem ser feitas por meio do site Even3 (https://www.even3.com.br/semana-de-enfermagem-2025-recife-pe-562686/).
Além de palestras, o Mês da Enfermagem do Coren-PE conta com uma programação formada por rodas de conversa, vivências em grupo, atividades lúdicas, culturais e esportivas a todas as regiões do estado, reforçando um dos compromissos centrais da atual gestão do Coren-PE: a descentralização das ações e o acesso igualitário à educação continuada em enfermagem. “Essa será uma edição gigante, do tamanho da Enfermagem Pernambucana. Um mês todo de muitas entregas e celebrações importantes. Premiações, atividades científicas, mini maratonas e entregas de duas subseções, vão compor o cronograma de atividades. Uma proposta ousada, descentralizada e inclusiva com vistas a chegar cada vez mais perto dos profissionais e estudantes. Uma verdadeira revolução no mês da mais nobre das profissões”, adianta o coordenador da programação, Dr. Gidelson Gabriel Gomes.
A cerimônia que marca a abertura oficial do Mês da Enfermagem será realizada no próximo dia 12 de maio (segunda-feira), na cidade de Caruaru. Pela primeira vez, a abertura e a entrega do Prêmio Ivanete Alves do Nascimento — que homenageia profissionais que se destacam em suas áreas de atuação — serão realizadas no interior do estado, marcando um momento histórico de reconhecimento e interiorização.
Criado para dar visibilidade aos profissionais que fazem a diferença no dia a dia do cuidado, o Prêmio Ivanete Alves do Nascimento se dá por meio da escolha popular, a partir da indicação de profissionais de enfermagem que reconhecem a atuação de colegas em cinco categorias: Assistência de Enfermagem, com dois homenageados: um(a) técnico(a) e um enfermeiro(a); Gestão em Enfermagem, que vai premiar um enfermeiro ou enfermeira e; Ensino e Pesquisa, também destinado a enfermeiros(as). Além desses profissionais, uma quinta homenagem será concedida pelo Plenário do Coren-PE, para um técnico ou enfermeiro, de qualquer uma das categorias integrantes do prêmio, que se destaque pela trajetória e contribuição à profissão.
Do Recife a Petrolina: uma rota de conhecimento
A programação científica do Mês da Enfermagem do Coren-PE começa no dia 6 de maio, no Recife, e segue em um circuito por Goiana, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Ouricuri, Petrolina, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Palmares e Limoeiro. Em todas as cidades, os temas debatidos são os mesmos, reforçando a importância de uma pauta unificada em torno do cuidado com quem cuida.
Entre os assuntos abordados estão: Ética, trabalho e saúde mental da enfermagem em tempos de infodemia; Felicidade, autoestima e resiliência na prática profissional; Violência interpessoal e assédio no ambiente de trabalho. As atividades contam com participação de representantes do Coren-PE, especialistas convidados e a mediação de profissionais com
forte atuação na área de saúde mental, direitos humanos e ética profissional. Além das palestras, os encontros incluem ginástica laboral, dinâmicas em grupo e sorteio de brindes, criando um ambiente leve, participativo e acolhedor.
Para o coordenador da programação, Dr. Gidelson Gabriel Gomes, a iniciativa representa mais que um calendário de eventos: é uma afirmação do compromisso ético, técnico e humano com a valorização da categoria. “É uma edição histórica. A primeira em que o Coren-PE rompe a ideia de Semana da Enfermagem e entrega um mês de atividades como forma de referendar a categoria. Uma proposta que ultrapassa os eventos científicos, de premiação e de integração social e esportiva e avança com o acesso aos serviços da Autarquia no cotidiano dos profissionais, com a entrega das subseções de Afogados da Ingazeira e Arcoverde. As inaugurações das subseções reforçam o compromisso da gestão com os profissionais, ampliando o acesso aos serviços e diminuindo as dificuldades geográficas de acesso ao Conselho”, destaca.
Minimaratonas – Outro destaque da programação é a realização das Minimaratonas da Enfermagem (Minenf) — uma atividade esportiva e simbólica que reforça o compromisso com o autocuidado e o bem-estar físico dos profissionais. A corrida será realizada em três cidades: Recife, Petrolina e Caruaru. No dia 11 de maio, a capital pernambucana recebe a 3ª edição da Minenf. No domingo seguinte, dia 18 de maio, Petrolina vai receber pela segunda vez uma edição da corrida que celebra a valorização da categoria a promoção da saúde. O circuito esportivo se encerra no dia 25 de maio, com a 1ª Minenf do Agreste, em Caruaru. As provas contam com a participação de profissionais de enfermagem, estudantes, familiares e comunidade em geral, numa celebração à saúde e ao reconhecimento do papel da enfermagem na sociedade.
1ª edição das Olimpíadas do Conhecimento marca presença na programação do Mês da Enfermagem
Como parte das atividades do mês comemorativo à Enfermagem, o Coren-PE, por meio do Sistema Educacional Lavoisier (SEL), realiza a 1ª Edição das Olimpíadas do Conhecimento. O evento ocorre entre os dias 27, 28 e 29 de maio de 2025. A competição inédita tem como objetivo fomentar o exercício das dimensões do conhecimento, habilidades e atitudes na enfermagem, além de promover o intercâmbio de saberes entre estudantes dos níveis técnico e superior.
A proposta é pioneira entre as ações promovidas pelo SEL desde sua reativação e deve reunir equipes formadas por estudantes de cursos técnicos e de bacharelado em enfermagem de instituições públicas e privadas de todo o estado de Pernambuco. Cada equipe será composta por seis integrantes, conforme a modalidade: estudantes de curso técnico ou estudantes de bacharelado em enfermagem. Não haverá disputa entre níveis diferentes de formação.
“A proposta das olimpíadas do conhecimento vem num momento em que o processo formativo na Enfermagem está em pauta e endossa o nosso foco em integrar ensino e prática profissional, aproximando a categoria ao conselho desde o berço formativo. Esperamos que a experiência seja um momento de aprendizagem, integração e fortalecimento da classe estudantil, que representa o futuro da nossa profissão”, explica a coordenadora do SEL, Drª Suzana Costa.
O formato da competição será no estilo “perguntas e respostas”, com base em um banco de questões previamente elaborado por um corpo de jurados. Os temas vão abordar conteúdos fundamentais para a formação dos futuros profissionais da enfermagem. Além de fomentar o conhecimento, a Olimpíada irá reconhecer os destaques em cada modalidade com a seguinte premiação: menção honrosa para os três primeiros colocados e suas instituições de ensino; troféu para a equipe campeã de cada modalidade; certificados de participação para todos os inscritos e; como incentivo à formação contínua, os integrantes das equipes vencedoras terão vaga garantida em todas as atividades de educação permanente promovidas pelo SEL nos anos de 2025 e 2026. O local do evento será divulgado em breve nas plataformas oficiais de comunicação do Coren-PE.
Prêmio Joana Barros encerra a programação
O Mês da Enfermagem do Coren-PE terá um encerramento em grande estilo. No dia 29 de maio, profissionais com histórico relevante na valorização da enfermagem em Pernambuco, além de uma atuação ética e exemplar ao longo da carreira serão homenageados durante a 2ª edição do Prêmio Joana Barros. A homenagem institucional do Coren-PE é concedida mediante escolha realizada pelo Plenário do Conselho. O evento será realizado no Recife, finalizando assim as atividades da programação.
O Coren-PE reforça o convite para que profissionais e estudantes participem das atividades em sua região. A programação completa e os detalhes sobre cada encontro serão divulgados nas redes sociais e no site oficial do Conselho, no www.coren-pe.gov.br.