20 de agosto de 2025

ImprensaNotícias

Atualização profissional no foco das ações do Coren-PE

Evento reuniu especialistas e técnicos de enfermagem para debater cuidados com lesões de pele na atenção primária à saúde 

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco realizou, na última terça-feira (22), a Jornada de Atualização para técnicos de enfermagem, com o tema “Cuidado com lesões de pele na atenção primária”. A iniciativa marca a 1ª edição do encontro e reforça o compromisso do Coren-PE com a educação permanente e a valorização da categoria por meio da qualificação profissional.

A mesa de abertura contou com a participação da Conselheira e coordenadora da Câmara Técnica de Atenção Básica, Drª Ana Caroline Soares; da Conselheira e coordenadora do Sistema Educacional Lavoisier (SEL), Drª Suzana Costa; e da vice-coordenadora do SEL, Drª Evellyne Melo. 

A programação reuniu especialistas com vasta experiência na área para discutir temas fundamentais na rotina dos técnicos, com foco na prática baseada em evidências e nas normativas vigentes. A primeira atividade abordou a importância do Técnico de Enfermagem na atenção primária à saúde, destacando seu papel estratégico na prevenção, promoção e cuidado direto com os pacientes.

Em seguida, a enfermeira-fiscal do Coren-PE, Drª Carolline Tavares, conduziu uma palestra sobre legalidade e limites da atuação do técnico de enfermagem em feridas e curativos na APS, trazendo esclarecimentos sobre a legislação profissional e diretrizes que norteiam a prática segura.

A técnica asséptica no cuidado com feridas foi o tema da terceira atividade, ministrada pela Drª Raianne Monteiro, enfermeira especialista em UTI e transplantes. A condução destacou a importância da atualização contínua e da padronização dos procedimentos para evitar infecções e promover uma recuperação eficaz.

O presidente do Coren-PE, Dr. Gilmar Júnior, esteve no evento e enfatizou a importância dos técnicos e auxiliares de enfermagem na assistência a população, “Hoje a minha visão para os técnicos e os auxiliares de enfermagem é que nós precisamos trabalhar a equipe multidisciplinar na prática e não na teoria, nós queremos técnicos que sejam capazes de colocar o pé no hospital e as pessoas saberem que aquele técnico ou auxiliar está ali, porque ele é inteligente e ele estudou para isso”, destacou.

Encerrando a jornada, o Dr. Jabiael Carneiro, doutor em Enfermagem e professor da Universidade de Pernambuco (UPE), ministrou uma atividade teórico-prática sobre assistência de enfermagem no tratamento de feridas e realização de curativos, proporcionando aos participantes uma vivência aprofundada sobre avaliação, classificação e intervenções em lesões de pele.

Com foco no fortalecimento da prática técnica e na valorização do conhecimento, o evento reafirma o papel central dos técnicos de enfermagem na atenção primária e na qualidade da assistência prestada à população pernambucana.