27 de julho de 2024

Prémio Joana Barros encerra a programação da Semana da Enfermagem do Coren-PE

Com atividades que percorreram diversas regiões do estado, programação celebrou e qualificou os profissionais da enfermagem

A Semana de Enfermagem 2024 do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) concluiu sua programação de forma brilhante.O encerramento ocorreu na quarta-feira (22), em um espaço de eventos no bairro de Boa Viagem, no Recife, com a presença do Presidente da autarquia, Dr. Gilmar Júnior, acompanhado do Plenário do Coren Pernambuco, convidados e corpo funcional do Conselho.

Em sua 1ª edição, o Prêmio Joana Barros é uma homenagem à enfermeira pernambucana que dedicou mais de quatro décadas à enfermagem obstétrica e à vida acadêmica. O prêmio, criado pela atual gestão do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, tem o objetivo de reconhecer e prestigiar a história e o legado de profissionais que dedicaram suas vidas ao fortalecimento da Enfermagem no estado e no Brasil.

Na ocasião, cinco profissionais de enfermagem foram homenageados, entre eles:

– Dra. Íris Maciel Costa, uma das enfermeiras pioneiras no Hospital de Hematologia de Pernambuco, dedicada à assistência de qualidade aos portadores de doença hematológica;

– Dra. Lucielma Maria da Paixão, enfermeira e empresária, uma das pioneiras do empreendedorismo na Enfermagem, fundadora e diretora da rede de escolas técnicas Irmã Dulce;

– Dr. Robervan de Moura Pedroza, enfermeiro, Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor e coordenador do Curso de bacharelado em Enfermagem do IFPE, Campus Pesqueira;

– Dra. Michelline Santos de França, enfermeira, Doutora e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco e;

– Dra. Neide Maria Freire Ferraz, que foi representada por seus filhos, primeira Presidente do Coren-PE, sempre engajada nas causas da Enfermagem, contribuindo significativamente para o fortalecimento da profissão no estado. Em sua trajetória de liderança, também foi Presidente da ABen-PE, representada por seus filhos.

Durante a solenidade, o Presidente do Coren-PE, Dr. Gilmar Júnior, destacou a grandiosidade da semana da enfermagem: “A cada edição deste evento, nos empenhamos para aprimorar a qualidade das atividades previstas na programação, e este ano não foi diferente. Esta foi a maior Semana da Enfermagem promovida pelo Coren Pernambuco, focando na integração, ressaltando a importância do papel da categoria e homenageando aqueles que fazem da enfermagem uma profissão única”, ressaltou.

Com atividades descentralizadas, que percorreram diversas regiões do estado, a Semana da Enfermagem 2024 conseguiu integrar profissionais e estudantes em torno de uma programação focada na qualificação e valorização da profissão. As atividades foram amplas com um circuito de minicursos e palestras, presenciais e online. As ações foram promovidas pelo Sistema de Educacional Lavoisier (SEL) e abordaram temas como Suporte Básico e Avançado de Vida, Avanços e Desafios na prática da Enfermagem em Saúde da Mulher, Tecnologias e Cuidados no Manejo de Lesões de Pele, entre outros assuntos. Dentro das políticas adotadas pela atual gestão do Coren Pernambuco, está o empenho de promover ações focadas na qualificação dos profissionais e durante e este ano não foi diferente.

Como parte da descentralização das atividades, este ano, a programação da Semana da Enfermagem do Coren-PE contou com a 1ª Minimaratona da Enfermagem do Sertão, que ocorreu no dia 19 de maio, às margens da orla do Rio São Francisco, em Petrolina, além da 2ª edição da Minimaratona no Recife, ocorrida no domingo (12). As provas tiveram o objetivo de incentivar a prática esportiva e a melhoria na qualidade de vida dos profissionais de enfermagem.

Segundo o Coordenador do evento, Dr. Gabriel Gomes, a edição 2024 do evento foi um sucesso. “Consagrada como a maior Semana de Enfermagem do Coren-PE de todos os tempos, a edição de 2024 foi um sucesso em todos os aspectos. Com um formato descentralizado, o evento percorreu a Capital, Região Metropolitana, Agreste e Sertão. Além disso, destacou-se pela diversidade de atividades científicas, adotando um formato híbrido e apresentando uma programação robusta e de grande importância. Isso só foi possível graças ao nosso Presidente Dr. Gilmar Júnior, ao Plenário, ao corpo funcional e à comissão organizadora do Coren Pernambuco”, ressaltou.

“Fizemos, sem dúvida alguma, a maior Semana da Enfermagem do Coren-PE de todos os tempos. Tanto em número de cidades por onde passamos, quanto em profissionais e estudantes que conseguimos alcançar. A programação foi pensada de maneira estratégica, interiorizando as ações, passando por todas as regiões do estado, e o resultado disso está no sucesso das nossas atividades. Em nome do Plenário do Conselho, parabenizo a comissão organizadora da Semana da Enfermagem do Coren-PE pela dedicação e empenho. Percebemos a satisfação do público e isso nos deixa ainda mais felizes e motivados para sempre fazermos o melhor pela enfermagem pernambucana. Chegamos ao fim da Semana da Enfermagem deste ano, já pensando na programação do ano que vem. E, com toda a certeza, será ainda maior e melhor”, conclui Dr. Gilmar Júnior, Presidente do Coren-PE.