23 de maio de 2024

ImprensaNotícias

II EPECENFE repetiu sucesso da primeira edição do evento e lotou o auditório do BNB, no Recife

Encontro sobre empreendedorismo, clínicas e consultórios de enfermagem reuniu estudantes e profissionais e ressaltou importância da autonomia da profissão.

O auditório do Banco do Nordeste, no bairro da Boa Vista, no Recife, foi o palco de mais uma edição do Encontro Pernambucano de Clínicas e Consultórios de Enfermagem (EPECENFE). O evento ocorrido nesta terça-feira (13) foi promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), por meio da Comissão de Assessoria ao Enfermeiro Empreendedor e Responsável Técnico em parceria com o Sistema Educacional Lavoisier, e abordou temas como: os desafios do empreendedorismo na enfermagem, novas tecnologias na saúde, gestão de negócios, entre outros.

Durante a mesa de abertura do evento, a coordenadora da Comissão de Empreendedorismo do Coren-PE, Drª Ana Célia Marinho, ressaltou a relevância do encontro diante do momento de mudanças que a enfermagem nacional atravessa. “Nós pensamos nos temas de interesses de vocês para quem quer empreender ou para quem já empreende. São temas de relevância para o aprendizado. Empreender é um caminho sem volta e é um caminho de sucesso para quem ousa, para quem tem vontade, para quem tem realmente desejo de mudar. Eu tenho certeza que todos sairão daqui transformados”, salientou.

A palestra que abriu o encontro foi ministrada pela advogada e assessora legislativa do Coren Paraíba, Alanna Gomes, que trouxe o tema: “Os desafios do empreendedorismo na Enfermagem”, onde foram abordados pontos como planejamento, estratégias, dificuldades de empreender no setor e como encontrar soluções diante das situações encaradas no dia a dia das clínicas e consultórios de enfermagem.

Ao fim da primeira palestra, o Presidente do Coren-PE, Dr. Gilmar Júnior, tomou a palavra e destacou o que o evento representa para o momento vivido pela enfermagem e quais os próximos passos que devem ser traçados para incentivar cada vez mais o empreendedorismo na profissão. “Fico feliz ao ver que o 2º Encontro de Empreendedorismo se transformou nesse grande sucesso. Especialmente aqui, no Banco do Nordeste, uma instituição parceira do Conselho e que, muito em breve, espera que a gente consiga avançar em algumas parcerias, como uma linha de financiamento para novos consultórios e clínicas de enfermagem, que é uma política que precisamos trabalhar. Não basta só estimular o empreendedorismo, é necessário dar condições para os profissionais de enfermagem terem seus incentivos para poder constituírem suas clínicas e consultórios. É uma luta muita antiga nossa e que fico muito feliz ao vê-la prosperando”, ressaltou.

Ainda segundo o Presidente do Coren Pernambuco, incentivar o empreendedorismo é reforçar a autonomia do setor. “A gente vem lutando pela autonomia da enfermagem, desde a assinatura da Lei 7498/1986 e hoje, nos traz muita alegria saber que o Conselho tem uma comissão de empreendedorismo que está aqui para assessorar todos os colegas que pretendem empreender ou que pretendem ter suas clínicas, consultórios, consultorias e mentorias”, concluiu. A programação do II EPECENFE seguiu com a palestra “Consultório online e Telenfermagem na prática”, ministrada pela enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde e Conselheira do Coren-PE, Drª Aracele Cavalcanti.

Ainda durante o encontro, os participantes puderam aprender um pouco mais sobre planejamento e gestão por meio da palestra: “Tempo e Resultados em Negócios de Enfermagem”, ministrada pela enfermeira, terapeuta e cofundadora da Humanas Saúde, Drª Carolina Almeida e; através da apresentação de um case de sucesso sobre a atuação do enfermeiro na podiatria e feridas. O momento foi comandado pela enfermeira Responsável Técnica da Cicatricenter Soluções em Saúde, Drª Izabel Ramos.

A programação do II EPECENFE foi encerrada com uma roda de conversa sobre “O cenário atual: Enfermagem em Saúde da Mulher e Enfermagem Estética”, moderada pela enfermeira, especialista em Saúde da Mulher e em Dermatologia e Estética, Drª Wanessa Ayara, pela Doutora em Enfermagem e empreendedora, Dra. Karla Romana, ambas integrantes da Comissão de Assessoria ao Enfermeiro Empreendedor e Responsável Técnico do Coren-PE. A mesa foi composta ainda pela advogada e especialista em gestão pública, Tycianna Monte Alegre; pela enfermeira, Mestre em enfermagem e empresária, Drª Evelyn Lins; e pela Drª Suzana Costa, enfermeira, especialista em dermatologia, estética e cosmetologia, Mestre em Enfermagem e Conselheira do Coren-PE.

Para a coordenadora do evento, o Encontro de Empreendedorismo serviu para atualizar os participantes e mostrar as várias áreas que a enfermagem pode empreender. “O encontro trouxe temas da atualidade e importantes para o enfermeiro que empreende e os que desejam investir nos seus nichos de atuação de forma autônoma. Os desafios do empreendedorismo são inúmeros e o evento possibilitou aos participantes entender questões de relevância como gestão e planejamento, telenfermagem, tempo e resultados em negócio. A comissão também fez questão de incluir na temática um caso de sucesso, a realidade de um empreendimento que deu certo. O ponto alto do evento foi a roda de conversa, onde os participantes tiveram a oportunidade de interagir com a mesa e esclarecer dúvidas referentes atuação do enfermeiro em saúde da mulher e estética”, concluiu Drª Ana Célia Marinho.

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
COREN PERNAMBUCO
Olá 👋 Podemos ajudá-lo(a) ?