8 de maio de 2024

ImprensaNotícias

Sucesso da 2ª edição do Epatec ressalta importância do momento vivido pela enfermagem no estado

Encontro trouxe debates sobre assuntos referentes ao dia a dia de técnicos e auxiliares, além de discussões sobre o futuro da profissão.

Um evento que vai ficar guardado na memória de dezenas de técnicos e auxiliares de enfermagem. É dessa forma que pode ser definido o 2º Epatec (Encontro Pernambucano de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem), ocorrido na última sexta-feira (25), no Recife, e que reuniu profissionais e estudantes em torno de assuntos que dialogam com a rotina da categoria. Com o tema: “O papel dos auxiliares e técnicos de enfermagem na promoção de cuidados humanizados: fortalecendo a essência da profissão”, a programação foi mesclou palestras, oficinas e mesa redonda.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente do Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, Dr. Gilmar Júnior, pelo conselheiro do Coren-PE e coordenador do evento, Dr. José Almir, pelo Presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, pelo Presidente do Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (Sindupe), Ivo Costa, e pela Coordenadora do Sistema Educacional Lavoisier (SEL), Drª Suzana Costa.

“Para gente é importantíssimo promover esse encontro. Sabemos que o Coren-PE, hoje, possui mais de 80 mil inscritos, entre técnicos e auxiliares de enfermagem. Então, anualmente, passamos a promover esse encontro para que possamos debater temas relevantes dentro da categoria e a importância do técnico e do auxiliar de enfermagem. A gente tem visto que os técnicos e os auxiliares estão participando dos encontros e capacitações, onde traz a valorização e o conhecimento para eles. Então, para gente é um ganho a mais para a categoria”, destacou o coordenador do evento, Dr. Almir Alves.

A programação trouxe temas como: “Os desafios e oportunidades na carreira dos auxiliares e técnicos de enfermagem: capacitação, valorização e crescimento Profissional” e; “O enfretamento do racismo estrutural pelos profissionais de enfermagem nos serviços de saúde”. O público participou ainda de oficinas sobre: práticas integrativas, atendimento pré-hospitalar e atualização em instrumentação cirúrgica. “Um evento como esse gera na categoria uma consciência para que ela possa ocupar seus espaços, traz conhecimento, mostra que as entidades de classe estão atuando e é através da categoria que a gente precisa fazer com que isso chegue a todos os patamares, seja ao político, ao contexto trabalhista, ao contexto científico. Então, juntos, na união de classes para o desenvolvimento da enfermagem”, ressaltou o Presidente do Satenpe, Francis Herbert.

“Iniciativas como essa aproximam muito mais a categoria do Coren Pernambuco, pois o evento se torna um mecanismo de encontro e de acesso do profissional com os membros do Conselho, funcionários e diretoria de forma facilitada e descontraída. Pois, a gente pode, entre uma palestra e outra, conversar com o presidente do Conselho, com os conselheiros, com presidentes dos sindicatos que estão presentes. Então é uma maneira da gente aproximar a categoria do Conselho Regional de Enfermagem”, completou a coordenadora do SEL, Drª Suzana Costa.

No fim do encontro, o Plenário do Coren-PE homenageou profissionais, entre auxiliares e técnicos, que se destacaram no exercício da profissão, nos campos ético e técnico. “Eu fiquei super feliz com o resultado do evento, a gente teve uma adesão muito grande dos profissionais e isso mostra que eles querem participar, buscam a valorização e visam a capacitação e um meio que também possam levar informação. Terminando esse Epatec, já estamos pensando no próximo evento, que será um grande evento para a categoria”, finalizou Dr. Almir Alves.

Precisa de ajuda?
COREN PERNAMBUCO
Olá 👋 Podemos ajudá-lo(a) ?