25 de maio de 2025

ImprensaNotícias

Coren-PE reforça atuação da fiscalização com posse de duas novas enfermeiras-fiscais

Profissionais irão atuar nas subseções de Ouricuri e Afogados da Ingazeira

A diretoria do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) empossou, nesta segunda-feira (12), duas novas enfermeiras-fiscais aprovadas no último concurso público promovido pela autarquia. A cerimônia foi realizada na sede do Coren-PE, no Recife, e marca o reforço da equipe de fiscalização nas subseções de Ouricuri e Afogados da Ingazeira.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do Conselho, Dr. Gilmar Júnior, que destacou a relevância do momento, especialmente por ser realizada no Dia Internacional da Enfermagem. “A partir do momento em que ampliamos nossos serviços de fiscalização, damos à enfermagem pernambucana um respiro de proximidade. Quanto mais fiscais temos, mais garantimos segurança para esses profissionais e para a população”, afirmou.

Dr. Gilmar Júnior também compartilhou uma reflexão sobre o avanço do setor de fiscalização ao longo dos anos. “Eu sou de uma época, que como fiscal, era muito trabalho para pouquíssimas pessoas. E aí depois chegaram as meninas do concurso, deu uma ajudada, mas a gente cresce exponencialmente. Somos um dos maiores Conselhos de Enfermagem do Brasil. Já são 160 mil profissionais que a gente tem para cuidar, então a gente também tem que crescer. E ver que esse crescimento, ele se torna palpável num dia como hoje, por exemplo, chega a ser emocionante”, completou.

Com 32 anos, Juliana Maria dos Santos assume a função de enfermeira-fiscal na subseção de Ouricuri. Técnica de enfermagem há dez anos e enfermeira formada há cinco anos, Juliana construiu sua trajetória com dedicação à assistência e à valorização da profissão. Agora, encara o novo desafio com o compromisso de contribuir para a qualificação do exercício profissional no Sertão.

Já na subseção de Afogados da Ingazeira, quem passa a integrar a equipe de fiscalização é Thaís da Costa Marques Parente, de 42 anos. Com 17 anos de experiência como enfermeira, Thaís tem uma carreira consolidada na área e assume a nova missão com o objetivo de fortalecer a presença do Coren-PE no Sertão do Pajeú. Sua atuação será focada em garantir o cumprimento do exercício profissional ético e responsável.

O concurso público, realizado em março do ano passado, previa inicialmente o preenchimento de sete vagas. No entanto, nove enfermeiros-fiscais foram nomeados em agosto e, agora, mais duas profissionais tomaram posse. A ampliação do quadro visa garantir uma fiscalização mais eficiente e de maior qualidade. Atualmente, o Coren-PE conta com 10 pontos de atendimento, incluindo a sede e nove subseções, com pelo menos um fiscal em cada localidade, reforçando o compromisso com o exercício ético e seguro da enfermagem em todo o estado.