20 de maio de 2024

ImprensaNotícias

Alepe homenageia Jubileu de Ouro do Sistema Cofen / Conselhos Regionais de Enfermagem

Aniversário de meio século de fundação dos Conselhos foi lembrado durante uma reunião solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Os 50 anos de fundação do Sistema Cofen / Conselhos Regionais de Enfermagem foram comemorados durante uma reunião solene, ocorrida nesta quarta-feira (02), na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A cerimônia reuniu integrantes da categoria, além de profissionais que contribuíram com a história da enfermagem em Pernambuco. O aniversário de meio século de atuação da autarquia foi comemorado último dia 12 de julho, período de recesso na Alepe, por conta disso, a reunião só pôde ser realizada no retorno das atividades da casa. O ato simbólico foi uma solicitação do Presidente do Coren-PE e deputado estadual, Dr. Gilmar Júnior.

“Há 50 anos o Sistema vem fazendo a diferença na saúde brasileira, ao lutar por qualificação dos profissionais e pela normatização do cuidado. A enfermagem representa mais da metade dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde e se, hoje, somos fortes no país inteiro, muito se deve aos conselhos. Essa é uma homenagem mais do que justa e uma validação desse trabalho, que deve continuar cada vez mais forte no Brasil!”, comemorou Dr. Gilmar.

Ainda durante o discurso, Dr. Gilmar Júnior agradeceu a todas as profissionais que já ocuparam a cadeira da presidência do Conselho. “Queria aproveitar o momento, já que estamos falando de 50 anos de história, para registrar os meus mais sinceros agradecimentos a todas as presidentes do Coren-PE, sem nenhuma distinção, que me precederam. Todo o respeito e gratidão a todas elas. Muito obrigado”, pontuou.

Além do Presidente do Coren-PE, compuseram a mesa solene a chefe do Departamento do Exercício Profissional do Conselho, Drª Ana Célia Marinho, a chefe do Núcleo de Ética e Disciplina da autarquia, Drª Ana Paula Ochoa, e o funcionário mais antigo do Coren-PE, o auxiliar administrativo Frederico Antônio Alves Bezerra, um dos responsáveis pela fundação do Conselho. Durante a cerimônia, Dr. Gilmar Júnior, como presidente da mesa, quebrou o protocolo regimental e passou a palavra para o representante do corpo de funcionários do Coren-PE, que dividiu com os participantes um pouco da emoção de ajudar a construir a história da enfermagem em Pernambuco.

A Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Drª Betânia Santos, também integrou a mesa diretora e se emocionou ao falar dos 50 anos do Sistema Cofen / Conselhos Regionais. “Nos últimos três anos, quando a profissão foi elevada ao posto de heroína, fizemos questão de mostrar que respeito é algo que se exerce de dentro para fora. E que somente sendo heróis para recebermos uma remuneração tão desmerecida e ainda sim trabalharmos com tanta dedicação. Ainda há muitos poderes a serem multiplicados a ponto de tornarem nossos direitos, de fato, efetivos”, ressaltou.

História – A trajetória do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco tem início no começo da década de 1970, quando uma junta de enfermeiras decidiu se reunir para fortalecer a atuação e regulamentação dos profissionais de enfermagem no estado. Sem uma sede própria, o grupo atuava dentro das dependências do espaço da Associação Brasileira de Enfermagem em Pernambuco (Aben-PE), que na época funcionava no apartamento de nº 4, do Edifício Macapá, no bairro do Torreão, no Recife.

Parte da junta de enfermeiras também integrava a Aben-PE. Entre as profissionais, estavam as enfermeiras Maria do Rosário Souto, Irlan Freire, Ivanete Alves do Nascimento e Neide Ferraz, que em 1975, após a lei que instituiu o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (LEI 5.905 de 12 de julho de 1973) entrar em vigor, foi escolhida como a primeira presidente da autarquia. As demais integrantes da junta sucederam Ferraz na presidência do Conselho nas gestões seguintes, até 1980. Em 50 anos de história, o Coren Pernambuco já foi presidido por 15 profissionais de enfermagem diferentes. A atual gestão é comandada pelo Enfermeiro-Fiscal licenciado, Dr. Gilmar Júnior, primeiro homem a assumir o cargo de presidente na história da autarquia no estado.

Precisa de ajuda?
COREN PERNAMBUCO
Olá 👋 Podemos ajudá-lo(a) ?