20 de maio de 2024

1ª edição do Coren-PE + Vida é um sucesso

Campanha em parceria com a Fundação Hemope conseguiu mobilizar dezenas de doares de sangue e ressaltar a importância do gesto de solidariedade.

A 1ª edição da campanha Coren-PE + Vida, ação com o objetivo de reforçar o estoque do banco de sague do Hemope, foi um sucesso. A inciativa, uma parceria entre o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco a e Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, ocorreu nesta terça-feira (08), no edifício onde funciona a sede da autarquia federal e conseguiu atrair mais de 80 voluntários. Desse total, 53 estavam aptos para a doação de sangue. Além de funcionários do Coren-PE e profissionais da enfermagem, a campanha foi aberta para público em geral.

A iniciativa da ação partiu do Conselho, que ficou responsável pela organização do espaço onde vão ocorrer as doações. Já o corpo técnico que atuou na campanha, como médicos, técnicos e enfermeiros, além da estrutura para as coletas, ficam sob a responsabilidade da Fundação Hemope. “Segundo um levantamento da Fundação Hemope, o banco de sangue estava em estado crítico e com essa parceria foi possível contribuir para abastecer o estoque. A doação de sangue, além de ser um ato de solidariedade, que ajuda a salvar vidas, é um gesto de amor ao próximo, que pode gerar vários sorrisos”, destaca o Conselheiro-tesoureiro do Coren-PE, Dr. Almir Alves.

Esta foi a primeira parceria envolvendo o Coren-PE e a Fundação Hemope. Na opinião de Synésio Miranda, chefe da Assessoria de Planejamento e Qualidade do Conselho, setor que ficou responsável pela campanha, a inciativa abre portas para parcerias futuras. “O resultado da campanha foi muito satisfatório. O que planejamos, conseguimos cumprir com êxito. No contexto social, foi uma ação importante para atrair doadores de sangue. A campanha Coren-PE + Vida abre portas para novas possibilidades e parcerias que visam o desenvolvimento de temas mais abrangentes para toda a sociedade”, ressalta Synésio.

Doar faz bem – Com o mote “Doar Sangue é um ato de solidariedade”, a campanha promovida pelo Coren-PE teve, acima de tudo, o objetivo de chamar atenção sobre a importância da doação de sangue. Lembrando, que esse tipo de atitude traz diversos benefícios para o doador, entre eles, fazer bem ao coração. Estudos que comprovam que a doação de sangue reduz a viscosidade do sangue, logo, quem doa se torna menos propensos a desenvolver doenças do coração. Isso ocorre porque, durante esse processo, há uma espécie de limpeza sanguínea, pois o nosso sangue é produzido na medula e é renovado a cada três ou quatro meses. Neste período, o sangue é descartado, ou seja, a doação se torna bastante eficaz para quem precisa. Sendo assim, com a doação há uma renovação das células e, com isso, as células velhas são renovadas, colaborando com a redução de certos tipos de câncer pela redução de oxidativos.

Hemope – A Fundação Hemope é responsável por mais de 70% do sangue coleta no estado de Pernambuco e coordena as ações da Hemorrede no estado, além de realizar os testes NAT nas amostras dos sangues doados nos estados da Região Nordeste: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Atuando ainda no segmento da Hematologia através das ações do Hospital Hemope, a Fundação atende pacientes com patologias do sangue, executa importante papel na produção científica relacionada às áreas de interesse e formação especializada de recursos humanos. A sede da Fundação Hemope, no Recife, funciona das 7h15 às 18h30, de segunda a sábado, inclusive nos feriados. Para entrar nas dependências da unidade é necessário usar máscara. O agendamento não é obrigatório, mas pode ser feio por meio do telefone: 0800-081-1535.