19 de maio de 2024

ImprensaNotícias

EPFIs reúne enfermeiros(as) fiscais de várias partes do país

A 3ª edição do Encontro Pernambucano de Fiscalização foi realizada no Recife e promoveu integração entre os profissionais, além de apresentar as atualizações das normas de atuação dos fiscais.

Levar conhecimentos atualizados sobre as normas que regem a profissão e promover a integração entre enfermeiros(as) fiscais que atuam em Pernambuco e em vários outros estados. Estes foram os principais objetivos do 3º Encontro Pernambucano de Fiscalização. O evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) foi realizado nos dias 14 e 15 de agosto, em um hotel, no bairro do Pina, no Recife. A mesa de abertura foi composta pela vice-presidente do Coren-PE, Drª Thaíse Torres, pela Conselheira da autarquia, Drª Suzana Costa, e pelas fiscais Drª Ivana Andrade, coordenadora do Departamento de Fiscalização/Sede do Conselho, e Drª Hélia Sibely, coordenadora do Departamento de Fiscalização/subseções.

Enfermeiro-fiscal de carreira, o Presidente do Coren-PE, Dr Gilmar Júnior, esteve no evento e destacou a importância do EPFIs e o trabalho realizado pelo Departamento de Fiscalização do Conselho. “O Coren-PE está muito feliz em mais uma vez realizar uma edição de um encontro como esse. A fiscalização é nossa atividade finalística e este ano conseguimos fazer um evento ainda maior do que fizemos em anos anteriores”, ressaltou.

A palestra que abriu a programação, intitulada “Atuação fiscalizatória dos Conselhos no contexto da supremacia do interesse público”, foi ministrada pelos advogados Lucas Milano, assessor jurídico do Coren Pernambuco, e Diogo Ramos, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Pernambuco. Os juristas abordaram a importância social do trabalho realizado pelos conselhos de classe.

Em seguida, os enfermeiros Dr. Gabriel Gomes, Conselheiro do Coren-PE, e Dr. Fernando Ramos, coordenador da Câmara Técnica de Assistência em Enfermagem, apresentaram o tema: “Práticas Avançadas: perspectivas e contribuições para o cuidado de excelência na Enfermagem”. O primeiro dia de programação do encontro seguiu com a palestra: “O fiscal como um agente transformador para valorização profissional e a garantia de uma assistência segura à sociedade”, ministrada pelo procurador-geral do Coren-SE, Dr. André Kazukas, e pelo enfermeiro fiscal do Coren-ES, Dr. Antônio Pereira Filho. Já o encerramento do dia foi comandado pela procuradora-geral do Conselho Federal de Enfermagem, Drª Tycianna Monte Alegre, e pela coordenadora de Fiscalização do Coren-PB, Dra. Graziela Cahu, que abordaram o tema: “Os desafios da fiscalização diante da implementação do piso salarial da Enfermagem.”

O segundo dia da programação teve início com uma roda de conversa sobre as “Dificuldades vivenciadas pelos Responsáveis Técnicos para o cumprimento das legislações da enfermagem”. O momento foi comandado pela Responsável Técnica do Hospital Português, Drª Luzia Celeste, e pela RT da Unidade Mista Naíde Ramos Maranhão, localizada em Vicência, Drª Karla Cazumbá. Logo em seguida, as conselheiras do Coren-PE, Drª Ana Caroline Soares, Drª Suzana Costa e Drª Ana Paula Ochoa, que atua ainda como Coordenadora do Núcleo de Ética e Disciplina Profissional (NEDIP), ministraram uma palestra com o tema: “Processos éticos no Coren-PE e as implicações nas ações de fiscalização”.

O momento final da programação se dividiu em duas partes. Na primeira, os participantes aprenderam um pouco sobre “Comunicação persuasiva: instrumentos de impacto para as ações de fiscalização”. A palestra foi ministrada pelo professor de oratória Gilson Feitosa. O encerramento do 3º EPFIs foi marcado por um balanço das ações realizadas pelo Departamento de Fiscalização do Coren-PE, durante o primeiro semestre deste ano. As coordenadoras do DEFIS, Drª Ivana Andrade e Drª Hélia Sibely apresentaram ainda as propostas para 2024.

“Estamos muito felizes com o objetivo alcançado, com a proposta inicial do evento, que é capacitar, treinar, atualizar os enfermeiros fiscais do Coren-PE e de outros Conselhos Regionais. Nesse evento, discutimos temas como o novo manual de fiscalização, processos éticos, as dificuldades que o RT encontra no gerenciamento das equipes de enfermagem, além do processo de trabalho em si, juntamente com questões jurídicas. Esse evento tem tudo para crescer. Já estão sugerindo que ele se torne regional, pois está atraindo os colegas de estados vizinhos, destacou Drª Ivana Andrade, coordenadora do Departamento de Fiscalização/Sede.

A oportunidade de atualização e integração também foi destacada pela coordenadora do Departamento de Fiscalização/subseções, Drª Hélia Sibely. “O EPFIs tem uma importância fundamental para a fiscalização. É uma oportunidade que nós temos de alinhas condutas, de padronizar e especialmente de trocar experiências. Recebemos a presença de colegas de outros estados e isso enriquece muito a nossa interação e a nossa experiência. Com certeza, essa edição foi muito importante para todos os fiscais”.

“Foi um evento de muito sucesso. Acredito que foram discutidos temas muito relevantes, onde tivemos uma participação muito grande, não só dos fiscais, mas também dos conselheiros e dos nossos convidados. O que deixou essa edição muito memorável. Já estou na expectativa de que no ano que vem, a gente consiga fazer uma edição ainda mais histórica do que foi essa”, adiantou o Presidente do Coren-PE, Dr. Gilmar Júnior.

Precisa de ajuda?
COREN PERNAMBUCO
Olá 👋 Podemos ajudá-lo(a) ?