9 de maio de 2024

EleiçõesEleições 2023ImprensaNotícias

Novo Plenário do Coren-PE é empossado

A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (21), no Recife. Na ocasião ocorreu ainda a eleição interna entre os Conselheiros Titulares para definir a diretoria que vai comandar a autarquia no triênio 2024-2026.

É chegada a hora da “Revolução” na Enfermagem pernambucana. O plenário que vai comandar o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) pelos próximos três anos tomou posse nesta quinta-feira (21), durante uma cerimônia realizada no edifício sede da autarquia, no Recife. O rito foi comandado pela Comissão Eleitoral do Conselho e contou com a presença dos 18 integrantes do plenário escolhidos na eleição ocorrida em outubro deste ano. Durante a cerimônia de posse, foi realizada ainda a eleição interna entre os Conselheiros Titulares para definir a diretoria que vai comandar a autarquia no triênio 2024-2026.

O pleito confirmou o nome do Dr. Gilmar Júnior na Presidência do Conselho. A Dra. Thaíse Torres permanece como Conselheira-secretária, bem como Dr. Almir Alves, que segue como Conselheiro-tesoureiro. Em sua primeira fala como presidente para o novo triênio, Dr. Gilmar relembrou a trajetória de mudança encabeçada, que começou em 2021 e que seguirá em ampla expansão pelos próximos anos. Compõem o corpo de conselheiros titulares: José Gilmar Costa de Souza Júnior, Thaíse Torres de Albuquerque, Ana Paula Ochoa Santos, Gidelson Gabriel Gomes, Ana Caroline Novais Soares, José Almir Alves da Silva, Antônio Carlos da Silva Santos, Severina Etelvina da Silva e Sara Fontes Gomes da Silva.

O quadro de conselheiros suplentes será composto por: Suzana Santos da Costa, Marcos Antônio de Oliveira Souza, Aracele Tenório de Almeida e Cavalcanti, Juliana Gabriela Xavier de Oliveira, Isabelle de Oliveira Braga, Eduardo de Andrade Quintas, Eni Cosme da Silva, Nunes Almeida Antunes e Maria Andréa de Oliveira Chacon.

Eleições históricas – Ocorrida entre os dias 1º e 2 de outubro deste ano, as eleições que conduziram a Chapa Revolução, composta pelos membros da atual gestão do Coren-PE, para mais três anos à frente da autarquia foram marcadas por acontecimentos históricos. O principal deles foi a ampla aprovação do grupo. Encabeçada pelo presidente da autarquia, Dr. Gilmar Júnior, o grupo obteve a maior aprovação entre as chapas que buscavam à reeleição nos Conselhos Regionais de Enfermagem de todo o país, com uma média de 83% (84% dos enfermeiros e 82% dos técnicos e auxiliares). Ao todo, mais de 34 mil profissionais votaram, o que representa 63% dos que estavam aptos a participar pleito, o maior número de votantes já registrado na história das eleições para a escolha da diretoria do Coren-PE.

O pleito que reconduziu o grupo à diretoria do Coren-PE foi por meio de uma chapa única. Do total de votos, 10.844 profissionais do quadro I (enfermeiros) votaram pela continuidade da atual diretoria. O total de brancos e nulos alcançou 2.039 votos. Já nos quadros II e III (técnicos e auxiliares de enfermagem), a Chapa Revolução foi escolhida por 17.915 profissionais. Outros 3.805 votaram branco ou nulo.