27 de abril de 2024

Recife é escolhida sede do 26º CBCENF

O congresso ocorre em setembro. Capital multicultural do nordeste volta a receber evento após duas décadas.

A 26ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) já tem destino e data definidos. De forma unânime, o plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), escolheu, nesta quarta-feira (7/2), a cidade do Recife como sede do evento, que este ano será realizado entre os dias 16 e 19 de setembro. A capital pernambucana, conhecida como o centro multicultural do nordeste, voltará a abrigar o congresso após duas décadas.

Recife conta com infraestrutura necessária para sediar o CBCENF e conectar a Enfermagem não apenas do Brasil, mas do mundo. Segundo maior polo de saúde do país, a cidade possui extensa rede hoteleira e vasta malha aérea, com a presença de conexões para todas as capitais brasileiras e de voos diretos para destinos internacionais como Montevidéu, Orlando, Fort Lauderdale, Lisboa, Cidade do Panamá e Buenos Aires.

Em termos de quantitativo profissional, Pernambuco também se apresenta como uma força nacional. É o quinto maior estado do país em número de enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes registrados, com mais de 143 mil inscrições.

Local de realização do 26º CBCENF – O maior evento de saúde da América Latina acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco, situado na divisa entre as cidades irmãs de Recife e Olinda. Com teatro, dezenas de salas e ampla área externa, possui capacidade para abrigar mais de 30 mil pessoas. O espaço tem, ainda, localização próxima a hotéis, aeroporto e demais amenidades.

Betânia Santos, presidente do Cofen, ressaltou o empenho na construção do CBCENF. “Recife está mais do que preparada para receber um congresso dessa magnitude. Com a definição da sede, já estamos trabalhando com todo afinco para realizar mais um evento incrível e inesquecível para a Enfermagem brasileira”, afirmou.

Gilmar Júnior, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realizou a defesa da cidade ao plenário do Cofen, e comemorou a decisão. “É uma honra saber que, após mais de 20 anos, vamos levar o CBCENF para o nosso estado. O congresso vai acontecer entre as cidades de Recife e Olinda, ou seja, estaremos contemplando duas cidades históricas. Esperamos receber os colegas do país inteiro para conhecer a nossa cultura, nossos sabores, nosso polo de saúde que é um dos maiores do Brasil e ,sobretudo, a luta da Enfermagem pernambucana que é um exemplo exemplo para o Brasil inteiro”, destacou.

“Pernambuco é berço de movimentos históricos que impactam até hoje o nosso país e tem uma Enfermagem que é predominantemente feminina, de pele preta e que enfrenta muitas dificuldades. Desse modo, o congresso chega não somente para estimular a elaboração de políticas públicas e estratégias de crescimento da nossa categoria, mas também para proporcionar troca de experiências e para que possamos mostrar tudo que temos construído no estado. Estamos muito empolgados para fazermos o maior congresso da história”, acrescentou.

Fonte: Ascom Cofen