27 de abril de 2024

Coren-PE realiza 1ª Encontro Pernambucano de Práticas Avançadas de Enfermagem na Atenção Primária

O presidente da autarquia, Dr. Gilmar Júnior, destacou o pioneirismo da temática no estado.

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) promoveu, na última sexta-feira (08), o “1ª Encontro Pernambucano de Práticas Avançadas de Enfermagem na Atenção Primária”. O evento foi sediado no auditório do Senac Pernambuco, no centro do Recife e contou com a participação do presidente do Coren Pernambuco, Dr. Gilmar Júnior, da Conselheira do Conselho Federal de Enfermagem, Dra. Ellen Perez, do representante do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco, Dr. João Rildamar de Andrade, do representante da ABEn-PE, Dr. Leonardo Souza, da Conselheira coordenadora do Sistema Educacional Lavoisier, Dra. Suzana Costa e da conselheira coordenadora da Câmara Técnica de Atenção Básica do Coren-PE, Dra. Ana Caroline Soares.

Em sua primeira edição, o Encontro Pernambucano de Práticas Avançadas de Enfermagem na Atenção Primária, promovido pela CTAB/Coren-PE e Sistema Educacional Lavoisier – SEL, tem como objetivo contribuir com o processo de educação permanente dos participantes presentes. Na sessão de abertura, o presidente da autarquia, Dr. Gilmar Júnior expressou sua gratidão à participação dos enfermeiros e ressaltou a importância do evento, “A discussão sobre Práticas Avançadas de Enfermagem na Atenção Primária tem evoluído no Brasil, e Pernambuco não pode ficar para trás. Estamos lutando para avançar com a regulamentação dessas atividades, por isso este evento é de suma importância. Lembrando que ao progredirmos em nossa prática, consequentemente, a população será ainda mais bem atendida,” destacou.

Seguindo a programação do encontro, os enfermeiros, Dr. Carlos Leonardo Cunha e Dra. Cláudia Almeida compuseram a primeira mesa do dia, com o tema: “Práticas Avançadas: Perspectivas para Construção de um Modelo Brasileiro na Atenção Primária”. Em uma de suas falas, a Dra. Cláudia destacou o papel importante da atenção primária, “A atenção primária é a base do nosso sistema de saúde e tem um papel fundamental na promoção da saúde e prevenção de doenças. Investir em práticas avançadas nesse nível pode melhorar significativamente os resultados de saúde da população”, concluiu.

Dando continuidade, as doutoras, Aracele Cavalcanti e Rachel Diniz conduziram a palestra intitulada “Competências para a formação dos Enfermeiros em Práticas Avançadas na Atenção Primária.” A Dra. Rachel salientou: “Entre as competências essenciais para enfermeiros em práticas avançadas na atenção primária estão: avaliação holística do paciente, habilidades de comunicação eficazes, capacidade de trabalhar em equipe interprofissional, capacidade de liderança.”

O enfermeiro e membro da Câmara Técnica de Atenção Básica do COREN – PE, Dr. João Rildamar e a enfermeira, Dra. Ellen Perez, membro da Comissão de Práticas Avançadas do COFEN e da GT do Ministério da Saúde, finalizaram a agenda do dia com a mesa “Regulamentação das Práticas Avançadas na Atenção Primária”. Durante a apresentação, foram enfatizadas as práticas avançadas que já são regulamentadas em diversos países para a atenção primária. Destacou-se a importância de aprender com essas experiências e adaptar as melhores práticas ao contexto local, garantindo assim que a regulamentação seja eficaz e atenda às necessidades específicas da população.