13 de novembro de 2025
ImprensaNotícias

Coren-PE intensifica fiscalização na assistência de enfermagem domiciliar

Ação ocorreu na cidade de Garanhuns, no agreste, e identificou irregularidade praticada por empresa responsável por serviço de Home Care.

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) intensificou as ações de fiscalização sobre o serviço realizado pelas empresas de Home Care, que atuam no município de Garanhuns, no agreste do estado. Entre os dias 7 e 12 de setembro, a equipe de fiscalização da autarquia visitou 78 pacientes atendidos pelo serviço domiciliar oferecidos pelas empresas Garanhuns Home Care e Confiarei Saúde.

De acordo com Andrea Souza, enfermeira-fiscal que integrou a equipe que realizou a inspeção nas residências, a ação seguiu uma demanda do Ministério Público de Pernambuco e ocorreu em parceria com a vigilância sanitária do município. Segundo ela, o objetivo era avaliar e regularizar as situações encontradas de possíveis ilegalidades e irregularidades, além de orientar os profissionais que atuam nesse serviço.

“Em um dos casos, identificamos indícios de procedimentos inadequados praticados por uma profissional e isso teria provocado a morte de uma paciente. Esse caso já foi encaminhado ao Núcleo de Ética e Disciplina Profissional (Nedip) do Coren-PE, para que seja analisado. Em outra situação, encontramos um paciente que há três anos estava com uma ferida na região sacral (nádegas) e estava recebendo apenas cuidados de um técnico de enfermagem, sem a supervisão adequada de um enfermeiro. Após notificarmos a empresa, ele passou a ser atendido de forma correta”, relata.

O paciente em questão é o aposentado José Fernando Rodrigues Paixão, de 64 anos. Há mais de quatro décadas, Fernando ficou paraplégico após ser vítima de uma tentativa de homicídio. Nos últimos três anos, após ser submetido a seis cirurgias, o idoso passou a conviver com uma osteomielite (infecção óssea), na região das nádegas. Ele relata que depois da fiscalização realizada pelo Coren-PE, houve uma melhora no atendimento oferecido pela empresa de Home Care e, consequentemente, em seu quadro de saúde.

“Depois que o Coren-PE veio fiscalizar, a situação mudou muito. Agora tenho uma enfermeira especialista em feridas que está acompanhando meu caso de perto. Antes, o técnico que vinha só trocava a gaze e colocava cobertura, mas não tinha o preparo necessário. Essa profissional identificou logo uma falha grande na borda da lesão, que já estava cicatrizando de forma errada. Ela explicou que vai precisar fazer um procedimento para corrigir isso e ajudar na cicatrização. Finalmente, estou recebendo o cuidado adequado. Só quem vive com uma ferida há mais de três anos entende a importância de ter um profissional habilitado por perto”, resume o aposentado.

A expectativa do Departamento de Fiscalização do Coren-PE é que ações como essa sejam ampliadas para todo o estado. Uma cartilha com orientações necessárias sobre a atuação dos profissionais que prestam assistência de enfermagem domiciliar está em fase de elaboração. Em seguida, a autarquia pretende realizar o treinamento e a capacitação desses profissionais, garantindo assim melhora na assistência em saúde, evitando erros e ilegalidades.